O que é Modic tipo I, Modic tipo II ou Modic tipo III? O que ele tem a ver com meu problema ou dor na coluna?

Modic é uma classificação de ressonância magnética que avalia a degeneração das vértebras (o Dr. Michael Modic quem inventou essa escala em 1988 mas ele mesmo não usa o termo "Modic" para descrever a lesão. Ele prefere o termo "alterações na medular óssea"...):

O Modic vai até o grau III, sendo:

Modic tipo I: apresenta alterações de sinal na ressonância dos platôs vertebrais adjacentes a um disco degenerado, é um sinal apenas de edema (edema é um acúmulo de líquido - um dos 4 sinais de inflamação).

Alterações Modic:modic 1

 

O Modic II quando há substituição gordurosa destes platôs,

Já nas vias finais de degeneração, com a esclerose óssea, temos o Modic tipo III

 

*** Pacientes com dor na coluna crônica apresentam 6 vezes mais alterações Modic tipo I do que as pessoas sem dor nas costas (até 40% das pessoas com dor vs. 6% das pessoas sem dor tem alterações Modic).

Essas alterações são causadas por aumento de sobrecarga. Toda vez que um disco degenera, ele perde suas capacidades de absorção de impacto, aumentando as forças do impacto nas vertebras. Na verdade qualquer alteração nos discos ou nas articulações leva a alterações na biomecânica da coluna e movimentos que deveriam ser suaves e bem distribuidos ficam alterados - sobrecarregados - levando a mais alterações degenerativas.

 

 

Quando o disco é normal, as forças são igualmente distribuídas. Nos discos degenerados, desidratados e de altura reduzida, a função de absorsão de choque fica prejudicada levando a edema ósseo das vertebras adjacentes - chamadas alterações Modic vistas na ressonância.

Por exemplo a distribuição perfeita de cargas axiais (de compressão) entre os discos e as facetas deve ser de 70% nos discos e 30% nas facetas articulares. Os desbalanços nessa distribuição leva a sobrecargas desgastes precoces.

*Veja como tratamos dores de origem no disco intervertebral aqui!

 

 

 

 

Veja pesquisa sobre tratamento para dor lombar com antibióticos aqui!

*Veja entrevista sobre coluna aqui! 

*E dicas de coluna aqui!

por Dr. João Amaderamédico especialista em coluna

Diretor do Spine Center