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Disciplina FLM5291
Estudos de Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira sob a Perspectiva Sócio-Cultural

 

Área de Concentração:

8147

Criação:

06/08/2007

Ativação:

11/09/2007

 

Desativação:

 

Nr. de Créditos:

8

 

 

 

 

Carga Horária

Teórica
(por semana)

Prática
(por semana)

Estudos
(por semana)

Duração

Total

4

4

2

12 semanas

120 horas

 

Docente Responsável:

      

Marilia Mendes Ferreira

 

Objetivos

Oferecer uma reflexão sobre a evolução das pesquisas em ensino-aprendizagem de língua estrangeira (doravante LE) de base sócio-cultural desde a década de 80 até os dias atuais. O curso visa também a introduzir o pós-graduando aos pressupostos teóricos e metodológicos e a questões de pesquisa dessa linha ainda incipiente no país.

 

Justificativa

Diante de um quadro social em que cada vez mais o ensino de uma LE se introduz mais precocemente na rede escolar faz-se fundamental compreender de uma maneira abrangente esse processo. A perspectiva sócio-cultural pode muito contribuir para esse amplo conhecimento ao oferecer um outro olhar sobre fenômenos de ensino-aprendizagem de LE ao lado de leituras discursivas, lingüísticas e tradicionalmente cognitivas. Diferentemente dessas outras linhas, a perspectiva busca compreender como a aprendizagem de uma LE, em ambiente formal ou não, promove desenvolvimento cognitivo __tal como entendido pela escola vygotskiana. No presente momento, nas faculdades de educação e de filosofia, letras e ciências humanas, não há uma disciplina que contemple esse aspecto da área. O curso, apesar de possuir extensa bibliografia em inglês, contempla questões e contextos de aprendizagem de outras línguas, sendo, dessa forma, útil a esses alunos também. Um curso de caráter introdutório como esse faz-se relevante para divulgar um vasto campo de investigação ainda incipiente no país . Portanto, o curso pode interessar não somente aos ingressantes nos estudos de ensino-aprendizagem de língua estrangeira mas também aos estudiosos da área. Essa disciplina se insere na linha de pesquisa aprendizagem de língua estrangeira do programa de pós-graduação.

 

Conteúdo

01. introdução ao pensamento de Vygotsky e à teoria sócio-cultural 02. o método genético 03. internalização 04. zona de desenvolvimento proximal 05. o uso de L1 como mediação (pesquisas empíricas) 06. o uso da fala privada como mediação (pesquisas empíricas) 07. identidade (pesquisas empíricas) 08. a teoria sócio-cultural e aquisição de segunda língua (SLA) 09. teoria da atividade 10. propostas pedagógicas baseadas na teorias sócio-cultural e da atividade 11. avaliação dinâmica 12. elaboração de currículos e programas com base na proposta MAC(movimento do abstrato para o concreto)

 

Forma de Avaliação

Seminários e monografia final.

 

Observação

 

 

Bibliografia

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