BRASIL - ZONA NORTE DE SÃO PAULO: MEIO SÉCULO E O RETRATO DE DORIAN GRAY AINDA ESTÁ SOB O MANTO DA HIPOCRISIA

26 de Abril de 2014, por BADI

 

Quando a Argentina se olhou no espelho,

a imagem refletida não foi nada bonita.
Marcelo Piñeyro 

Cineasta argentino que aborda em sua obra os anos de chumbo de seu país.

O Brasil ainda não se olhou no espelho. E feito um Dorian Gray hedonista ainda tenta manter sua beleza intacta, buscando esconder o quadro cheio dos horrores de seu passado sob o manto das instituições democráticas de seu presente.

Todos os males estão lá, na Lei de anistia reafirmada pelo STF, anistiando torturadores; nos documentos secretos, escondendo as atrocidades dos agentes do estado contra o povo, confinados na legalidade sutil do carimbo de Sigilo eterno.

Todos os males estão lá, ocultados nos quartos escuros das sinistras mansões Dorianas que modernamente se transvestem em Palacetes e Delegacias do judiciário, suntuosos prédios de Ministérios e nos quartéis de fortalezas militares ultrapassadas. E tal qual o retrato também vertem sangue e envelhecem enrugando-se pelo insensível Gray, pelo insensível Brilhante, longe dos olhos e dos corações brasileiros. 

O Brasil é feio?  Não! O Brasil ainda não se convenceu de que, ao contrário do personagem de Wilde, o segredo de seu encanto está exatamente na retirada do lençol que encobre suas entranhas e não o deixa seguir adiante, enfrentando seus medos, aprendendo com seus erros e reconhecendo seus verdadeiros heróis, aqueles que num tempo sombrio corajosamente marcharam na cadência de um hino que clamava por ficar a Pátria livre ou morrer por ela.

 O Brasil começa a jogar luz sobre o retrato e a mirar o espelho com a instalação da Comissão Nacional da Verdade.

Essa Comissão foi criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012, com a finalidade de apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.

No Estado de São Paulo também se instituiu a Comissão da Verdade estadual com o objetivo de promover a apuração e o esclarecimento público das graves violações de direitos humanos e agressões aos direitos da cidadania praticadas no período de 1964 a 1985.

 A Zona Norte da cidade de São Paulo é uma região altamente militarizada que abriga o cemitério de Perus, a famosa Vala de Perus. Esse território, portanto, tem repercussão na história e no paradeiro de vários presos políticos, desaparecidos nas mãos da ditadura. Também é uma região que atualmente vive a cultura da violência oficial contra a população mais pobre de sua comunidade. Um vício gestado nos porões dos órgãos de repressão na época do militarismo.

Nesse terreno nebuloso foi onde o Motoboy, Eduardo Luiz Pinheiros, morreu com traumatismo craniano e hemorragia três horas após ser abordado por policiais militares e levado para a 1ª Companhia do 9º Batalhão, na Casa Verde. E onde o adolescente, Douglas Rodrigues, de 17 anos, foi morto com um tiro no peito disparado por policial da Força Tática, quando passeava com o irmão de 13 anos no Bairro do Jaçanã.

Assim perdem-se centenas de vidas e o retrato fica mais horroroso dia após dia.

Lembrar e debater o 31 de Março, desvendar o Regime Ditatorial, dar ciência aos mais jovens de que, quem amou seu País jamais o deixou; é garantir um futuro de Paz, de respeito aos direitos humanos e de cidadania plena. Portanto, ao fazer a reflexão desse tema em 2014, meio século depois dessa verdadeira diáspora brasileira, cada um de nós estará colaborando para pintar um quadro eloquente da beleza desse esplendoroso Brasil, onde o Sol da liberdade nasce para todos, todos os dias e assim, a estaremos ssegurando que a aurora de nossa democracia jamais seja impedida de brilhar com seus raios fulgidos novamente.

 



Construção em Steel Frame - vantagem sobre vantagem e ainda vamos livrar o mundo do entulho

27 de Março de 2014, por Rudi Santos

Se você está lendo isto é porque quer saber mais sobre este método maravilhoso de construção que é o steelframe. Hoje eu vou te falar de alguns detalhes que fazem do steelframe uma construção cada vez mais vantajosa em relação a construção de alvenaria.

 

Fora a não geração de entulho e sujeira, o reaproveitamento de todo o material utilizado, da ausência de rechaduras com a acomodação do solo e da fácil manutenção proporcionada pelo sistema você ainda pode ter um custo de construção mais baixo porque não gasta tanto com o tempo da mão de obra utilizada e não precisa fazer fundação. Mais detalhes sobre cada uma destas vantagens e do porque considerar isto na hora de planejar sua construção:

 

Então vamos lá, o que vi de vantagens neste tipo de construção e porque.

 

Precisa colocar um suporte de parede quadro, armário de cozinha etc. e agora?

 

Na alvenaria como você faz? Pega a velha furadeira, procura uma broca de vídea com a bitola certa, vê se você tem uma bucha do tamanho certo para o parafuso que faça o trabalho de força necessário. Bom, depois de tudo isto você fura e dai então pega a parafusadeira para colocar o parafuso e ainda sobra a sujeira depois do trabalho de fixação feito. Se furar um cano então, ai meu deus, que trampo que isto vai dar. 

 

No steel frame: Você pega o parafuso, a parafusadeira e simplesmente fura a parede facilmente com a propria pafusadeira. Não é legal? As placas que compõem a parede aguentam carga de peso ou furos tanto quanto a alvenaria com a vantagem de não causaram tanta sujeira. 

 

Preciso fazer um banheiro em um lugar onde não tem rede de esgotos no chão.

 

Na alvenaria: Para embutir um cano de esgoto no chão você tem que fazer um banheiro mais alto e passar os canos pelo chão do banheiro.

 

No steel Frame: Descobrimos um tipo de vaso de privada que não só é econômico pois tem dois tipos de vazão (mais agua e menoa água...para liquidos e sólidos...se é que me entende) quanto  também tem saida pela parede e o sistema que funciona é totalmente eficiente para dar uma descarga eficiente. Então se você precisa por um banheiro e pode ligar o cano a uma rede que passe perto deste local, você sai com o cano de esgotos pela parede e liga seu cano na rede. O que quero dizer com isto é que , em lugares em que era impossivel você fazer um banheiro, agora ficou fácil e ágil para fazer uma ligação de esgotos. Eu mesmo, quando construir em cima de meu quarto estou pensando em colocar um suite e este tipo de facilidade vai ser muito útil.

 

Planta hisdráulica:

 

Na alvenaria de casas populares feitas por pedreiros convencionais, nem se faz uma planta hidráulica e isto causa muitos problemas futuros como perfuração de canos e alagamentos por este motivo. O conserto é demorado pois o encanador tem que quebrar a parede até dar para fazer o conserto. Profissionais muitas vezes demoram a atender o cliente que fica em uma situação complicada.Mesmo que o proprietario pense em 

 

No steel frame você sai na frente. Ja tem uma planta hidraulica que te orienta onde passa a água.As conexões são feitas em mangueiras e não em canos rigidos. O próprio morador com as ferramentas corretas pode, se quiser, fazer a manutenção quando quiser para colocar um ponto a mais de saída de água ou consertar um vazamento.Não é necessário quebrar nada. Só soltar a placa OSB desparafusando-a. O espaço que fica para trabalhar é incrívelmente confortável. (todo encanador no futuro vai preferir trabalhar em casas feitas com o método steel framing). Furar canos fica quase impossivel se você seguir a planta hidráulica, sabendo assim onde pode e onde não pode furar. 

 

Deu uma rachadura em minha casa, o que devo fazer?

 

Alvenaria? Senta e chora...rsss(brincadeira). O chão mexeu desigualmente e sua parede apresentou uma fissura. Voce deve chamar um engenheiro para analizar o tipo de rachadura e se a construção ainda é segura para se morar. Quase sempre dá para fazer reforços e reparos mas sempre consulte um engenheiro pois é muito perigoso, principalmente quando você percebe rachaduras que fazem 45 graus saindo do teto e chegando ao chão. A alvenaria é muito perigosa neste sentido. Quando colapsa, leva tudo abaixo e o aviso é a rachadura, se você não ficar atento pode até estar em risco de morte.

 

Steelframe: Dificilmente ou nunca dá rachaduras, o sistema de travamento é tão bem feito que as rachaduras não tem como ocorrer.

 

Quer mais?

 

Outras vantagens:

 

Isolamento termoacustico: No steel frame é feito com lã de pet e você sente a diferença quando entra na casa. No calor a temperatura de dentro é bem menor que a de fora e no frio, a de dentro é maior que a de fora. A casa fica fresca no verão e quente no inverno.

 

Acabamentos: Você pode usar alvenaria em cima de placas OSB sem problemas.Se quer colocar umpiso frio ou um azulejo, semproblemas.

 

Acho que por hoje deu. Mas se você tiver mais duvidas deixe nos comentários que o Engenheiro Marcos Responde.

 

Rudy Santos

mais informação:

Meu site: http://steelframebrasil.simplesite.com.br/ 

 

mail: rudibie@gmail.com ou ligue (11)998609191 ou (11)951615881



Discussão sobre tamática afro brasileira

2 de Maio de 2007, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Discussão sobre o escritor negro no mercado livreiro.

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=22126



Blog que conta a historia....

17 de Abril de 2007, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Meu blog está contando como estamos estruturando a biblioteca do NCN.Entr lá e dá uma olhada. Comente se puder....



Definindo uma politica de seleçào para a biblioteca do NCN

11 de Abril de 2007, por Desconhecido - 1Um comentário

Acrescente aqui os critérios de seleçào que acha interessante para a biblioteca do NCN.

Bom, todo acervo tem que caminhar para um ou outro lado. A politica de aquisição define que tipo de livros o acervo vai ter ou, melhor explicando, que perfil de livro é ou não interessante para o acervo. Se o bibliotecário ou quem cuida da bibliotecadeixar entrar tudo no acervo, logo faltará espaço e vai ter que haver descarte de livros que não são interessantes para o publico da biblioteca. um exemplo é ter livros em chinês para um publico que não lê nem português direito. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Organizaão de bibliotecas particulares - 11-98609191 - Rudi