suco de uva [...] oferece uma variedade de benefícios para a saúde. Entre os responsáveis por essas propriedades positivas estão os bioflavonoides, os taninos, diversas vitaminas, minerais e o resveratrol — substância presente na casca da uva que protege o alimento contra o ataque de fungos.

suco integral de uva é um ótimo aliado da saúde em todas as fases da vida. Ao contrário dos produtos industrializados e vendidos em caixas, ele é elaborado utilizando a fruta inteira, incluindo casca e semente. Isso garante que todas as propriedades serão aproveitadas e estarão presentes no líquido. 

[...]

1. Retarda o envelhecimento

Quando comemos qualquer alimento, o processo de digestão libera radicais livres, que podem danificar as células, dando-lhes uma aparência envelhecida. Assim, elas são eliminadas pelo sistema imunológico.

resveratrol presente no suco da uva age no organismo reparando as células e combatendo os radicais livres. Com isso, a substância retarda o envelhecimento da pele, além de melhorar e aumentar a expectativa de vida.

2. Apresenta propriedades emagrecedoras

Um copo de suco de uva integral tem aproximadamente 140 kcal. Apesar de apresentar alto valor calórico, a bebida é rica em antioxidantes e anti-inflamatórios que estimulam as células a não armazenar gordura.

Os nutrientes presentes no suco também ajudam a acelerar o metabolismo. Isso auxilia o processo de perda de massa corporal e, consequentemente, reduz a circunferência abdominal.

3. Funciona como antidepressivo natural

uva apresenta altas concentrações de vitamina B. Por isso, o suco é indicado para afastar o mau humor, atuando como um antidepressivo natural e ajudando a regular as atividades do sistema nervoso.

Outra vantagem é o seu poder revitalizante, capaz de amenizar os efeitos da insônia e da ansiedade. A fruta também é diurética e estimula o funcionamento do fígado, sendo uma excelente opção para diminuir a sensação desagradável da ressaca.

4. Previne o Alzheimer

Além das ações que já mencionamos, o resveratrol também consegue proteger as células cerebrais e ajudar no transporte de oxigênio para o cérebro, beneficiando todas as funções cognitivas. A substância age na ativação da memória, combatendo o desenvolvimento do Mal de Alzheimer. Ainda, o elemento previne a demência e outras doenças degenerativas. Isso melhora a saúde mental e proporciona uma melhor qualidade de vida.

5. Ajuda a saúde cardiovascular

As substâncias presentes no suco de uva são vasodilatadoras e diminuem o risco de sangramentos e hemorragias. Suas características antioxidantes beneficiam o fluxo de sangue no corpo e apresentam dois efeitos protetores do sistema cardiovascular.

O primeiro é a dilatação das artérias, que facilita o fluxo sanguíneo em todo o organismo. Essa reação é benéfica principalmente quando há obstrução da artéria coronária. O segundo está relacionado à agregação plaquetária, capaz de proteger contra sangramentos, especialmente no caso de cortes.

Por que o suco de uva faz tão bem?

suco de uva, no entanto, não traz esses benefícios por conta própria. [...] Para entender melhor, veja agora quais são os componentes que geram bons efeitos no organismo.

Resveratrol

resveratrol é um polifenol e tem mais funções além das já abordadas nos tópicos anteriores. Ao mesmo tempo em que repara células, enfrenta os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento, transporta oxigênio e protege células cerebrais, essa substância tem impacto nos músculos e ajuda a diminuir a fadiga.

Pesquisas apontam que também atua no sistema hormonal e pode ainda contribuir para a regulação da glicemia e trabalhar na melhor absorção da gordura pelo corpo, auxiliando na redução do colesterol LDL (considerado o colesterol “ruim”) e no aumento do HDL, o tipo “bom”.

Vitaminas

Além da vitamina B, que tem papel no combate à depressão, a uva também carrega quantidades consideráveis das vitaminas A, C, E e K. Esses micronutrientes são essenciais para o funcionamento do nosso corpo e cada um deles é valioso, pois vai participar de uma grande variedade de sistemas e processos.

vitamina A é importante para a renovação celular, para a visão e para a formação e preservação dos dentes, entre outras funções. Enquanto isso, a do tipo E é mais um relevante antioxidante e participa da cicatrização e da formação de hormônios, impactando a fertilidade.

Enquanto isso, a do tipo C é considerada fundamental para o funcionamento do sistema imunológico, protegendo o organismo contra todas as doenças. Ela ainda melhora a absorção do ferro presente em outros alimentos. Já a K trabalha a favor da circulação e da coagulação do sangue, levando benefícios para o sistema circulatório e o funcionamento do coração.

Magnésio

Também está presente no interior das uvas o magnésio. Esse mineral tem várias tarefas no corpo humano. Ele atua nos nossos músculos de forma geral, inclusive no coração e nos vasos sanguíneos. Ao agir nas contrações musculares, ele relaxa o útero e diminui as cólicas menstruais.

Sem descansar, o magnésio tem ação antioxidante e combate os radicais livres, envolve-se no processamento dos carboidratos e participa da saúde óssea. Por último, a presença desse nutriente na quantidade correta colabora para reduzir o nível de glicose no sangue, que a médio e longo prazo pode levar a um quadro de diabetes.

Fonte: https://blog.famigliavalduga.com.br/conheca-beneficios-do-suco-integral-de-uva-para-a-prevencao-de-doencas/