Aproveitando que tivemos uma visão das plataformas de ensino a distância via web, em particular experimentamos o Moodle, vou falar um pouco sobre o texto que o professor deixou na pasta do Xerox da Física.

É o capítulo 4 do livro "Educação a Distância, uma visão integrada", chamado: Tecnologias e Mídia.

Neste capítulo os autores discutem um pouco sobre as tecnologias de comunicação e a mídia empregadas na educação a  distância, dando atenção especial às suas características pedagógicas.

O foco da discussão se dá em torno de três peguntas:

1. Quais são as características das diferentes tecnologias de comunicação e das mídias e como podem ser usadas na educação a distância?
  2. Quais mídias e tecnologias de comunicação são as melhores para uma determinada disciplina ou um grupo de alunos?
  3. De que modo mídia e tecnologias podem ser combinadas para se obter eficácia máxima?

Este assunto se faz particularmente interessante pois a melhor universidade da América Latina, na qual estamos dedicando tempo e esforços árduos para nos formarmos, isso mesmo a USP, esta entrando neste mundo de EaD.

Usp terá EAD?

Confesso que sempre tive preconceito quando se falava de EaD, sendo curta e grossa, sempre achei que não prestava, mas quem mandou cuspir pra cima, eu estudo na melhor universidade do país que passará a oferecer esta modalidade de curso, não me resta outra opção a não ser tentar entender como se dará este processo, afinal não se cospe no prato que come.