Divulgo e disponibilizo, neste site, dois bancos de dados, em Microsoft Excel, elaborados durante minha pesquisa de doutorado e utilizados na tese intitulada O Império Português no Atlântico. Poderio, Ajuste e Exploração (1640-1808), que defendi, em 2013, junto ao Programa de Pós-Graduação em História Econômica da Universidade de São Paulo. O primeiro banco de dados são informações, referentes aos anos de 1641 e 1681, coligidas junto à Casa dos Contos pelo seu guarda-mor, Bartolomeu Dias Ravasco, e dirigidas ao rei D. Pedro II, em 1685. O segundo, são as receitas e despesas gerais dos cofres dos rendimentos correntes e pretéritos do Erário Régio, entre 1762 e 1833, e, também, as entradas e saídas da Alfândega Grande do Açúcar, entre 1762 e 1832.

 

Note-se que não há qualquer tipo de bloqueio, senhas ou coisa do gênero em nenhum dos arquivos. Assim sendo, o pesquisador que deles quiser fazer uso está, sob esse aspecto, livre de impedimentos. Por outro lado, a consulta a esses documentos fica dependente da aceitação das seguintes condições de uso:

 

Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.

 

A citação dos bancos de dados pode ser feita conforme indicado abaixo.

 

Banco de Dados da Casa dos Contos:

Contabilidade do Império Português: Casa dos Contos, 1641 e 1681. Banco de dados elaborado por Pablo Oller Mont Serrath. Microsoft Excel. In: Pablo Oller Mont Serrath. O Império Português no Atlântico. Poderio, Ajuste e Exploração (1640-1808). São Paulo: FFLCH-USP, 2013, tese de doutorado. Disponível em: <http://social.stoa.usp.br/contabilidade>.

 

Banco de Dados do Erário Régio:

Contabilidade do Império Português: Erário Régio, 1762-1833. Banco de dados elaborado por Pablo Oller Mont Serrath. Microsoft Excel. In: Pablo Oller Mont Serrath. O Império Português no Atlântico. Poderio, Ajuste e Exploração (1640-1808). São Paulo: FFLCH-USP, 2013, tese de doutorado. Disponível em: <http://social.stoa.usp.br/contabilidade>.

 

Dúvidas e, principalmente, eventuais correções podem ser encaminhadas para o seguinte endereço eletrônico: pablomontserrath@usp.br