Considerando que a maioria das pessoas passa quase um terço de suas vidas na cama, “qual o melhor tipo de colchão para quem tem dores nas costas?” é uma ótima pergunta.

No passado, existia uma cultura orientada por médicos de que o melhor era dormir em um colchão firme. Entretanto estudos comprovaram que algumas pessoas podem piorar suas dores nas costas dormindo em colchões muito duros.

Por outro lado, um colchão muito macio pode fazer seu corpo afundar demais prejudicando o alinhamento da sua coluna e causando problemas.

Então, qual o melhor tipo de colchão?

A resposta é: não existe “O” melhor colchão! Existe o melhor colchão para cada pessoa.”

Ele não pode ser nem muito firme que não acomode os contornos do seu corpo e nem muito mole que faça você afundar nele. Tem de ser um meio-termopara que as curvas fiquem bem acomodadas e a coluna fique alinhada quando você se deita de lado.

E, como cada um tem um formato de corpo e um peso diferentes, só há um jeito de descobrir: testando.

Quando for escolher o seu colchão, vá acompanhado. Deite-se no colchão de lado e peça para a pessoa que estiver com você olhar o alinhamento da sua coluna.

É importante que do pescoço até a bacia sua coluna esteja alinhada. Leve junto o seu travesseiro que fará o suporte da coluna cervical e deve ser avaliado em conjunto com o colchão.

Outro fator importante que pode interferir é o tipo de suporte que existe embaixo do seu colchão. Se sua cama for tipo box, onde o colchão fica sobre um suporte macio de molas, você pode tentar colocar o colchão no chão e passar uma noite sobre um suporte firme e ver se sente mais conforto.

Boa sorte e bom sono!