Como se trata fratura nas vértebras da coluna?

 

Com o aumento do número de pessoas na terceira idade, a prevelência de osteoporose, que é a diminuição da concentração de cálcio nos ossos e o consequente enfraquecimento deles, também aumenta. Com isso, quadros de fraturas vertebrais vêm sendo observado cada vez com mais frequência, explica o Dr Daniel Pimentel, médico especialista em coluna e diretor do Spine Center

O Dr Daniel Pimentel explica que no Spine Center, são realizados procedimentos minimamente invasivos que consistem na injeção de cimento cirúrgico no interior das vértebras. Eles são conhecidos como vertebroplastias ou cifoplastias.

Um estudo norte americano recentemente publicado acompanhou pacientes com fratura vertebral ao longo de diversos anos. Estes pacientes pertenciam a dois grupos: num deles eram submetidos ao tratamento convencional que consiste em medicações analgésicas potentes, repouso e uso de colete imobilizador; noutro era realizado um procedimento minimamente invasivo de injeção de cimento cirúrgico para estabilizar a fratura vertebral caso o paciente não obtivesse melhora da sua dor com o tratamento convencional inicial. A conclusão do estudo é que os pacientes submetidos ao procedimento tiveram uma sobrevida de até dois anos a mais do que aqueles que realizaram o tratamento convencional.

O diretor do Spine Center, Dr. Daniel Pimentel, explica que nem sempre há o controle adequado da dor somente com o tratamento conservador. “Este paciente idoso que fica em repouso por tempo prolongado, freqüentemente possui outros problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos, colesterol alto ou hipertensão. Todos estes problemas são agravados pelo imobilismo o que pode precipitar situações potencialmente fatais como infarto cardíaco, derrame cerebral e trombose. Por este motivo, um procedimento para melhorar a dor deste paciente que sofre por conta de uma fratura vertebral, vai fazer com que ele volte mais rapidamente à vida ativa habitual prevenindo ou retardando o aparecimento destas outras doenças mais freqüentes em pacientes com mobilidade restrita” alerta Pimentel.

No vídeo abaixo, o Dr Daniel Pimentel explica um pouco mais sobre como são realizados estes procedimentos para tratamento das fraturas nos ossos da coluna.

 

 

Quer saber mais sobre o trabalho do Dr Daniel Pimentel e sobre o Spine Center? Acesse: www.spinecenter.med.br

 

Voltar para o Blog da Coluna do Dr Daniel Pimentel