Prezados,

O Prof. Raul Gorayeb, coordenador do Centro de Referência da Infância e Adolescência da UNIFESP, foi afastado da direção do CAPSi da Sé, na cidade de São Paulo. Ele relatou que foi pressionado a produzir internações desnecessárias de menores usuários de drogas.

Vejam também o teor da entrevista no portal G1 (com vídeo):

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/04/psiquiatra-afirma-sofrer-pressao-para-internar-menores-da-cracolandia.html

Considero um assunto muito grave, que atenta contra valores éticos que construímos ao longo de anos de lutas para constituir os princípios que norteiam a atual política de saúde mental, com atenção a direitos humanos básicos e critérios técnicos que consideram o paciente em sua dimensão humana.

Peço a ajuda de todos para manifestar apoio ao Prof. Raul Gorayeb e protesto contra as atitudes que foram tomadas. Aos que desejam se manifestar, podem colocar seus nomes na lista no seguinte link:

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6100

Vamos apoiar o Raul Gorayeb e declarar nossa insatisfação com esse rumo de retrocesso na visão humana do paciente psiquiátrico e na ingerência sobre o papel dos profissionais de saúde mental e corrompimento de valores éticos.

Agradeço a todos pela ajuda,

Erikson Furtado