Sorria para a saúde

27 de Agosto de 2009, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Rir protege o coração e abaixa a pressão
Risada melhora a dilatação vascular e aumenta o fluxo de sangue nas artérias.

Sorria para a saúde
Rir não é apenas uma válvula de escape ao estresse, mas pode fazer bem à saúde, de acordo com estudos apresentados no encontro anual da Academia Americana para a Medicina do Esporte.

Duas pesquisas examinaram o papel da risada na saúde. Uma delas acompanhou um grupo de pessoas que foram instruídas a assistir a uma comédia ou a um documentário e foram monitoradas durante os filmes. Naqueles que haviam assistido à comédia foi verificado que mais sangue passava pelas artérias em um dado período de tempo. Menos sangue geralmente é associado a pressão alta e doenças do coração. "Rir parece ser a solução para um coração saudável", disse o autor do trabalho, Jun Sugawara.

O segundo estudo encontrou resultados semelhantes na função vascular. Voluntários que assistiram à comédia apresentaram os vasos sanguíneos mais dilatados quando viram o filme. Como o primeiro trabalho, essa condição se manteve por um período de 24 horas.

"Assistir a uma comédia melhora a dilatação vascular, mas ver um documentário sobre um tema pesado prejudica os vasos sanguíneos, já que eles se contraem quase 18%", relata Takashi Tarumi.

Fernando Fischer

Disponível na Internet em Rir protege o coração e abaixa a pressão



Faça as contas e perca peso

26 de Agosto de 2009, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Saiba como calcular as calorias que você precisa ingerir por dia .
Dúvidas quanto ao peso ideal?
Faça as contas e perca peso
A maneira mais simples de calcular quantas calorias você precisa é multiplicar seu peso, em libras, por, de 11 a 15, que fornece uma faixa de calorias necessárias para manter o peso atual.
Um exemplo: uma mulher que pesa 68 kg (150 libras), por exemplo, deveria comer entre 1 650 e 2 250 calorias por dia.
Qual a diferença? Se o nível de atividade física dela é alto (se exercita vigorosamente todo dia), ela precisa comer mais porque queima mais. Se quer perder peso, deve cortar calorias. 450 g de gordura correspondem a 3 500 calorias, por isso cortar 500 calorias por dia o levará a perder 450 g em uma semana. Você também pode cortar 250 calorias e queimar outras 250 se exercitando.
* 1 libra = 450 g
Vanessa de Sá
Imagens Shutterstock
Disponível na Internet em Faça as contas e perca peso http://sportlife.terra.com.br/


Cigarro atrapalha o paladar

26 de Agosto de 2009, por Desconhecido - 44 comentários

De acordo com pesquisa realizada na Grécia, o tabagismo altera o formato e a sensibilidade das papilas gustativas
Nicotina causa mudanças funcionais e morfológicas nas papilas gustativas.
O hábito de fumar não apenas aumenta o risco de câncer e doenças cardiovasculares, mas também atrapalha o paladar, deixando os alimentos menos saborosos, segundo estudo da Universidade Aristóteles, na Grécia.

De acordo com os pesquisadores, o tabagismo pode afetar o formato das papilas gustativas e a formação de vasos sanguíneos no local. Foram avaliados 62 homens jovens das forças armadas gregas (metade dos quais eram fumantes), que tiveram a sensibilidade gustativa e o número e formato de suas papilas gustativas medidos. E as análises indicaram que as papilas gustativas dos fumantes eram mais lisas do que a dos não-fumantes.
Os pesquisadores explicam que “a nicotina pode causar mudanças funcionais e morfológicas” nas papilas gustativas, sem afetar severamente seu número, e isso faria do tabagismo um importante fator de redução da sensibilidade do paladar. “Diferenças estatisticamente importantes entre o paladar dos fumantes e dos não-fumantes foram detectadas”, destacaram os autores, ressaltando que mais estudos são necessários para confirmação.
Fernando Fischer
Disponível na Internet em Cigarro atrapalha o paladar


Poluição de São Paulo é tão perigosa quanto fumar

26 de Agosto de 2009, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostra que poluição atmosférica é tão prejudicial para a saúde quanto o tabaco.
Problemas cardíacos crescem com o aumento da poluição.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), grande parte dos não-fumantes que vivem em São Paulo apresentam o pulmão tão comprometido quanto o de tabagistas. A causa seria a poluição ambiental na cidade, que se tornou um fator de risco para os eventos cardíacos da mesma forma que o fumo, a obesidade e o excesso de colesterol no sangue.
De acordo com o presidente da SBC, Antônio Carlos Palandri Chagas, o coração mata 300 mil brasileiros por ano. "Para nós, médicos, é tão importante combater as queimadas na Amazônia e preservar a qualidade da água dos mananciais, como controlar os níveis de poluição nas grandes cidades", afirmou o especialista no Fórum de Discussão sobre as Doenças Cardiovasculares e o Meio Ambiente, realizado este mês em São Paulo.
No evento, foram apresentados os resultados de uma pesquisa feita pelos cardiologistas com 228 voluntários no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Os especialistas usaram um equipamento no qual os voluntários sopram o ar do pulmão, e o aparelho mede o índice de monóxido de carbono na hemoglobina. E os resultados indicaram que a poluição do ar pode ser tão perigosa quanto o cigarro é para os fumantes – apenas 20% dos não-fumantes apresentaram resultado negativo para a presença de monóxido de carbono nas hemoglobinas, ou seja, um pulmão completamente limpo.
Os resultados da pesquisa acompanham os dados de hospitais da cidade, cujos Prontos Socorros registram sensível aumento do número de atendimentos por problemas cardíacos nos dias do inverno em que se atinge picos de poluição atmosférica. Por isso, os cardiologistas defendem uma maior atenção do ministro da Saúde para a poluição ambiental, considerando-a como um fator de risco para doenças cardíacas e pulmonares, assim como a hipertensão, o sedentarismo e o estresse.
Fernando Fischer
Disponível na Internet em Poluição de São Paulo é tão perigosa quanto fumarhttp://www.revistasportlife.com.br/index.asp?codc=1126



Corrida para iniciantes

17 de Agosto de 2009, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Muitas pessoas têm vontade de correr, mas acham que cansam só de olhar.
Correr
Na verdade acham que não conseguiriam correr por muito tempo e que não são capazes de realizar tal proeza. Se você é uma destas pessoas, dê a “volta por cima” e insista na procura e prática de uma atividade que lhe dê prazer.
Correr pode lhe trazer muitos benefícios, entre eles:-
  • Ajuda no processo de emagrecimento ou manutenção do peso.-
  • Melhora o condicionamento cardiorespiratório.
    “As atividades físicas trazem muitos benefícios, mas o excesso ou a forma inadequada de treino pode trazer sérias lesões”
  • Libera o estresse acumulado.-
  • Prevenção de muitas doenças.-
  • Prevenção da insônia.-
  • Fortalece os ossos, músculos, tendões e ligamentos.-
  • Melhora o seu estado de ânimo.
Mas, como começar?
Esta é uma pergunta que muita gente faz.
Assim, apontamos abaixo, algumas dicas e sugestões para os principiantes:
  • Antes de tudo, faça uma avaliação física incluindo um teste ergoespirométrico.

Esta avaliação pode ser feita numa clínica ou laboratório, numa academia, clube ou através do seu médico.-

  • Procure um profissional que possa montar um programa de corrida para você e que possa acompanhar o seu caso.-
  • Faça um programa alimentar com um nutricionista, adequado as suas necessidades.-
  • Use um tênis apropriado para corrida com sistema de amortecedor.-
  • Procure saber o tipo de pisada que você tem. Desta forma, você pode compensar o problema e até comprar um tênis que possa ser mais adequado a você.-
  • Faça muito alongamento antes e depois da corrida. Leia em Aquecimento; Alongamentos
  • O descanso é tão importante quanto o treino.
  • Preocupe-se em dormir bem, cerca de 8 horas.
  • Tenha paciência e perseverança, pois o começo não é tão fácil.
  • Respeite o seu limite. Não exagere e não corra se tiver dores.
  • Faça um acompanhamento médico, tanto de um ortopedista se houverem dores, quanto de um cardiologista para exames anuais.-

As atividades físicas trazem muitos benefícios, mas o excesso ou a forma inadequada de treino pode trazer sérias lesões.- Faça um diário de treinamento anotando o tempo de corrida, as sensações sentidas, a freqüência cardíaca etc.

Anote tudo.- Comece alternando caminhada com corrida, por exemplo:

1ª semana: caminhe 4 minutos e corra 1 minuto alternadamente até completar 30 minutos.

2ª semana: caminhe 4 minutos e corra 2 minutos alternadamente completando 30 minutos.

3ª semana: caminhe 3 minutos e corra 2 minutos alternadamente até completar 30 minutos.

4ª semana: caminhe 3 minutos e corra 3 minutos alternadamente até completar 30 minutos.

5ª semana: caminhe 2 minutos e corra 3 minutos alternadamente até completar 30 minutos.

6ª semana: caminhe 1 minuto e corra 4 minutos alternadamente até completar 30 minutos.

7ª semana: caminhe 1 minuto e corra 5 minutos, alternadamente até completar 30 minutos.

8ª semana: caminhe 3 minutos e corra 7 minutos, alternadamente até completar 30 minutos.

9ª semana: caminhe 5 minutos corra 10 minutos e caminhe 5 minutos.

10ª semana: caminhe 5 minutos, corra 15 minutos e caminhe 5 minutos.

11ª semana: caminhe 5 minutos, corra 20 minutos e caminhe 5 minutos.

12ª semana: caminhe 5 minutos, corra 25 minutos e caminhe 5 minutos.

13ª semana: caminhe 5 minutos, corra 30 minutos e caminhe 5 minutos.

Faça este treino três vezes por semana.- Depois que você estiver correndo por 30 minutos, poderá fazer outra atividade aeróbia como a natação ou a bicicleta mais duas vezes por semana em dias alternados a este treino.-

Faça musculação de duas a três vezes por semana em dias alternados a este treino para fortalecer os ossos, músculos, tendões e ligamentos.-

Você poderá alternar a corrida na rua com a corrida na esteira.

Se correr na rua, cuidado com os pisos irregulares, calçadas etc.- No começo é mais fácil respirar pela boca. -

Para evitar o flato, tente não comer durante as duas horas anteriores ao treino, evite alimentos e bebidas como água com gás, doces etc.

Não comece a correr rápido demais, inicie a corrida devagar ou trotando.- Tire sempre as suas dúvidas com bons profissionais.

Disponível na Internet em Corrida para iniciantes http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/041025_fit_corrida.htm

Matéria assinada por:
Valéria Alvin Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP –
Especialista em treinamento.

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