Educação sustentável e arte andam juntos nas atividades escolares dos alunos da Escola Estadual M.M.D.C., na móoca, a escola que passou a integrar este ano o Programa de Ensino Integral, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, prepara sua primeira Exposição Fotográfica: O olhar do jovem na fotografia.

A proposta que nasceu dentro das oficinas do projeto pedagógico voltado ao protagonismo juvenil nas classes do Ensino Fundamental (II) hoje movimenta os adolescentes em busca de novos olhares. Aprender a ser um fotógrafo inclinou os pequenos protagonistas a descobrirem um universo de novas possibilidades com suas câmeras fotográficas digitais, algo hoje comum, mas que pensadas sob a perspectiva pedagógica tornam ferramentas indispensável à formação do cidadão do futuro.

O grupo de curadoria prepara os módulos a partir das próprias experiências escolares. O dia a dia na escola pode e deve ser objeto de investigação fotográfica nas mãos dos alunos. No módulo, Percursos, esse cotidiano que antes era indiferenciado abre-se ao olhar estético e para a sensibilização do lugar. A poesís e a prática docente visto sob a ótica do jovem permite uma descoberta de novos valores que antes era reservado apenas aos registros dos professores, por isto, no módulo, Projetos, educação não se dissocia de ensino, a aprendizagem se faz pela sua permanente construção do saber. Captando aspectos importantes, o olhar, dos jovens denotam uma preocupação impar pela construção da imagem e - na diversidade comunal de projetos que a escola encontra-se realizando - no plano pedagógico, esta perspectiva insere novas possibilidades de preparar os jovens para o mundo do trabalho.

A exposição traz ainda trabalhos mais pessoais dos alunos que se aventuram a fazerem suas próprias leituras, e registros de projetos realizados por eles, como o RPG – “Deuses e Heróis Gregos”. A exposição em seu conjunto, que será apresentada na próxima Culminância do calendário do colégio propõe – como vértices – expor o olhar do jovem na fotografia, nome dado à exposição.

Mas podemos pensar que a fotografia cria aqui mais que imagens. A mobilização que promove o pensamento através do olhar fotográfico permite aos jovens refletirem sobre as novas tecnologias que estão sua a disposição. Cria um fazer interessado. O sonho de ser fotógrafo começa, para estes estudantes da rede pública, quando o educando tem a oportunidade de disponibilizar recursos e experiências, pela ação educativa que lhes propicia aquela "única lição possível", que nos fala a poeta Cecília Meirelles:

“A ÚNICA LIÇÃO QUE É POSSÍVEL TRANSMITIR COM BELEZA E RECEBER COM PROVEITO; A ÚNICA ETERNA, DIGNA, VALIOSA: O RESPEITO PELA VIDA”.

* Esta frase visionária da professora, jornalista e poeta Cecília Meireles, escrita em sua página de educação no Diário de Notícias do Rio de Janeiro (02/09/1930), que resume bem a proposta do livro “VAMOS CUIDAR DO BRASIL - : conceitos e práticas em educação ambiental na escola” (publicado pelos Ministério da Educação e do Meio Ambiente/2007Brasília), solicita-nos a indagar sobre diversos aspectos do lugar da escola na vida dos nossos jovens, mais que tudo,  darmos a eles, e ajudá-los, ter o direito de sonhar.