Permitir comentários de não-logados

8 de Junho de 2015, por Ewout ter Haar - 0sem comentários ainda

test



Test pdf incorporado 2

11 de Maio de 2015, por Ewout ter Haar

Test com iframe manual:



Test pdf incorporado

11 de Maio de 2015, por Ewout ter Haar

exp1



Sistemas de gestão e submissão editorial

16 de Abril de 2015, por Ewout ter Haar - 1Um comentário

O SBF quer reativar a sua revista para professores. Me pediram uma opinião ou recomendações em relação a sistemas ou serviços que podiam operacionalizar isto e inicialmente respondi o seguinte.

Fases de Publicação

O processo de "Publicação" pode ser divido em fases:

  1. Pré-publicação: editor convide, busca ou recebe manuscritos, seleciona, mande para revisores, resultando num manuscrito a ser publicado.
  2. Produção: a transformação do manuscrito num produto final. PDF em caso de revistas mais tradicionais, na Web (HTML) em casos de revistas mais avançados (ou ambos, se tiver recursos sobrando).
  3. Distribuição: colocar o produto online, na Web ou fisicamente, nas bancas..
Certamente existem serviços de terceiros que oferecem apoio integrado aos 3 processos, talvez hospedado num servidor deles. Mas vamos supor que o próprio SBF quer manter a sua autonomia de implementar soluções próprias.

Na fase 2 "Produção / Diagramação" uma escolha básica a ser feita é o tipo de resultado final desejado: meros PDFs ou uma solução mais profissional que transforma o manuscrito em XML que pode ser transformado em vários formato. Esse caminho é bem complexo (veja o "Modelo Scielo de publicação eletrônica"). Mesmo a produção de para a produção de PDFs é preciso contratar profissionais de diagramação e design que usam geralmente os produtos do Adobe como Indesign.

O sistema mais conhecido que faz 1. (apoio a processos de submissão, mandar para revisores, etc.) e 3. (publicação na Web) é o OJS, open journal systems, software livre. Uma vantagem é que há no Brasil bastante conhecimento e experiência no uso deste sistema: quem usa é a USP para seu portal de revistas (http://revistas.usp.br/ ), o IFUSP (eu que gerencio) http://revistas.if.usp.br/ e o próprio SBF usa http://www.sbfisica.org.br/rbef .

O sistema OJS pode ser instalado e gerenciado pelo SBF, ou podem considerar contratar um serviço de hospedagem especializado em OJS: http://openjournalsystems.com/ (vendem "temas", customizações do visual também).

Se não precisar de apoio a 1. (processos editoriais) porque vão implementar de outra forma, uma solução para 3. Distribuição é simplesmente um software de gestão de conteúdo. Recomendo um Wordpress com algum tema apropriado (http://theme.wordpress.com/themes/subjects/magazine/ ). Não vai ter dificuldades achar serviços de terceiros para fazer a manutenção.
 
Porém, mais tarde ficou claro que o SBF já tem alguém para fazer a Produção e Diagramação e que eram sobretudo interessado em sistemas ou serviço que podem fazer a gestão da fase 1, os processos de submissão, revisão e revisão por pares. 

Sistemas de gestão e submissão editorial 

Pedi conselhos no Twitter e o resultado não decepcionou, sobretudo graças a Sibele Fausto, que prometeu consultar sua rede de contatos. E quando uma bibliotecária / cientista de informação promete isto, já sabe que o seu problema está resolvido...Veja a lista de sistemas que levantou.

Os grandes nomes no mundo acadêmico são ScholarOne (de Thompson Reuters) e Editorial Manager.

Mas tem dois serviços do tipo start-up muito interessantes: Submittable ($320/ano) e Scribendio ($540/ano). Usam tecnologia moderna, publiquem os seus preços... Imagino que são serviços do tipo "self-service", sem muito suporte técnico e podem sair do ar, mas acredito que são apostas interessantes. Um serviço do mesmo tipo, mas de graça e com visual menos arrojado é o Green Submissions. Parece um serviço bem simpático. Os termos de uso proibem cobrar autores, por exemplo.

Uma solução brasileira bem interessante é a da Editora Cubo. Esta editora oferece o gama completa de serviços, desde editoriação até hospedagem da revista. É outro exemplo de um serviço hospedado, quem nem os serviços estrangeiros acima. Mas, infelizmente o serviço não está sendo oferecido agora: "Agradecemos o interesse, entretanto o sistema Submit não está sendo comercializado no momento pois esta passando por uma reformulação. Esperamos realizar o relançamento em 2015."

SubMgr é um sistema para instalar no seu próprio servidor. Não gostei por não ser software livre e por não ser atualizado desde 2010.

Num post a seguir vou relatar a minha experiência com trials de Submittable, Scribendio e o serviço Green Submissions.



test de video em eaulas

18 de Janeiro de 2015, por Equipe Stoa