Derivation of Hubble’s Law and its relation to dark energy and dark matter

1 de Abril de 2019, por João Carlos Holland de Barcellos - 0sem comentários ainda

Artigo publicado (Inglês):

Derivation of Hubble’s Law and the End of the Darks Elements

Em PDF:

Derivation of Hubble’s Law and its relation to dark energy and dark matter

Versão em Portugues:

Derivação da Lei de Hubble e sua relação com a Energia Escura e Matéria Escura

Papers Jocaxianos

18 de Agosto de 2016, por João Carlos Holland de Barcellos

Papers Jocaxianos:

1- The Jocaxian Nothingness:

----------------------------------
2-The Gravitational Field and the Dark Energy :

----------------------------------
3- BCR: A Simple and Efficient Method of Unidimensional Search by Elimination :

------------------------------------

The Gravitational Field and the Dark Energy

1 de Agosto de 2016, por João Carlos Holland de Barcellos

Finalmente publicado no IJRDO journal :-)

The Gravitational Field and the Dark Energy

Traducao :

-------------------------------------

O Campo Gravitacional e a Energia escura

João Carlos Holland de Barcellos, 12/agosto/2008

Colocarei uma nova idéia sobre cosmologia que procura resolver o problema da energia escura e da matéria escura eliminando a necessidade de postular sua existência.

Introdução

A energia escura é uma hipótese “Ad-Hoc” postulada com a única finalidade de explicar o aparente afastamento acelerado das galáxias distantes.  O efeito observado, indicando o afastamento acelerado, é conhecido como “Desvio para o Vermelho” (Red Shift). O “Red Shift” das galáxias é considerado, atualmente, como sendo um efeito doppler de afastamento.

Esta nova teoria que vou expor, explicará o efeito “Red Shift” com outra hipótese que não a do afastamento acelerado das galáxias. Com esta nova hipótese, a existência da energia escura, e também da matéria escura, deixam de ser necessárias, e se esta teoria se confirmar então estas entidades “escuras” poderão ser abandonadas em definitivo.

Como me veio a idéia

Estava eu com meus botões tentando achar uma forma do Nada-Jocaxiano (NJ) [1] poder gerar a lógica aristotélica que explicaria a aparente ‘logicidade’ de nosso universo e para isso estava pensando que tipo de coisa o NJ poderia gerar no inicio, mas as possibilidades eram infinitas...  Suponha que o NJ gere um ALGO, pensei. Este algo pode ou não ter propriedades muito malucas, mas suponha que uma das propriedades desse primeiro ALGO gerado seja restringir a geração de coisas dentro ou fora de seus limites... Com estes devaneios em mente eis que DE SÚBITO me veio a idéia de que as coisas dentro do primeiro algo gerado poderiam ir diminuindo de tamanho e o ALGO original poderia ficar intacto.

Se as coisas em seu interior fossem diminuindo a impressão que se teria era de que o algo inicial estaria aumentando! Uma expansão! Abandonei meu problema original e me pus a lapidar esta nova idéia.

Lapidando a Idéia

Nesse modelo de “Universo Diminuinte” os átomos e outras partículas estariam diminuindo de tamanho na mesma proporção que as dimensões espaciais também diminuíssem.

Como o tamanho da nossa “régua” diminuiria, juntamente com as dimensões espaciais locais, não perceberíamos esta diminuição localmente. O tamanho apaente seria o mesmo pois nosso padrão de medida diminuiria na mesma proporção das dimensões espaciais.

Sabemos pela teoria da relatividade geral (TRG) que o tempo num sistema submetido a um campo gravitacional corre mais lentamente que outro sistema sem o campo, ou com um campo gravitacional mais fraco. A idéia é que a diminuição das dimensões espaciais locais seja provocada pelo efeito do campo gravitacional a que está submetido o sistema. Ou seja, os “buracos-negros” não seriam casos especiais de sistemas em colapso eterno. Além disso, a contração do espaço deveria depender também da intensidade da força gravitacional.

Teoria da Relatividade- Principio da Equivalência

É interessante notar que esta idéia é muito semelhante, só que expandida para 3 dimensões, com a relatividade especial quando esta afirma que a dimensão do sistema que se move na direção do movimento sofre uma contração. Quanto mais rapidamente um objeto se move mais ele vai se contrair na direção do movimento. No Univero Diminuinte esta contração seria devido à gravidade e ocorreria nas 3 dimensões espaciais.

Podemos intuir o Universo Diminuinte das seguintes premissas da teoria da relatividade:
1- Dentro de uma caixa fechada sob aceleração, ou campo gravitacional, quem está dentro não pode saber por nenhuma medição interna se sua caixa está sendo acelerada ou se está sob a influência de um campo gravitacional.
2-Um objeto em aceleração vai aumentando sua velocidade. Mas sabemos que quanto maior a velocidade maior é a contração deste objeto na direção do movimento.

Juntando 1 e 2 podemos intuir que um objeto num campo gravitacional poderia sofrer contração como de fato sofre um objeto dentro de uma caixa que está sendo acelerada!

A luz através do espaço

Vamos pensar o que aconteceria com a luz emitida por uma galáxia distante até chegar ao nosso planeta:

Nossa galáxia, assim como as galáxias distantes, estaria em constante contração. Um fóton de luz emitida por uma estrela desta galáxia distante, após deixar a sua galáxia, percorreria um longo espaço “vazio”, sem muita influência gravitacional, até finalmente chegar à nossa galáxia e ao nosso planeta.

Durante este longo percurso percorrido (às vezes de bilhões de anos) este fóton sofreria pouco efeito gravitacional e sua freqüência pouco seria afetada. Contudo, durante este tempo, nosso sistema continuaria diminuindo, e quando finalmente este fóton chegasse aqui, nós mediríamos o seu comprimento de onda com uma “régua” bastante reduzida em relação a que tínhamos na época em que este fóton foi emitido.  Então em nossa medição se constataria que este fóton sofreu um “Desvio para o Vermelho” (Red Shift), porque mediríamos um comprimento de onda maior, e a explicação tradicional seria que este “Desvio para o Vermelho” se deveu ao efeito Doppler relativo à velocidade de afastamento da galáxia.

Fim da Energia Escura

Quanto mais afastada uma galáxia está do ponto de observação, mais tempo sua luz irá demorar para chegar até nós e mais encolhida estará nossa “régua” para medir este fóton e assim tanto maior aparecerá seu comprimento de onda, o que nos induziria a pensar que maior seria a velocidade de afastamento da galáxia. Esta aceleração aparente das galáxias distantes levou os astrônomos a postularem a existência de uma “Energia Escura”, que teria um efeito repulsivo, fazendo-as se afastarem cada vez mais rapidamente. Mas se a aceleração é devido à nossa própria redução de escala, esta energia escura não seria mais necessária, pois o que nos faz perceber seu afastamento acelerado é, na verdade, nossa própria contração espacial.
É o fim da energia escura.

Fim da Matéria Escura

Suponha que observemos uma galáxia distante em movimento de rotação.
O período de rotação da borda da galáxia é proporcional à raiz quadrada do cubo do raio dividido pela sua massa.  Matematicamente:

T = k * [( R^3)/M]^(1/2)

Onde: T é o período de tempo para dar uma volta, k é uma constante, R é o Raio, isto é, a distância do centro da galáxia à sua borda, e M é a massa da galáxia.

Quando a luz desta galáxia chega até nós, observaremos o mesmo período de rotação, entretanto observaremos também um aumento aparente do raio R devido ao tempo que esta imagem levou para chegar até nós, que estamos em contração. Se para nós o raio observado da galáxia nos parece aumentado, e o período é o mesmo, tudo leva a crer que a massa M da galáxia deve ser maior. Ou seja, para manter o período T constante, a massa M deve parecer maior que a observada [3]. Por esta razão os cientistas postularam também a existência da “matéria escura”. Esta massa “extra” poderia corrigir as observações para manter o período de rotação de acordo com o raio da galáxia. Contudo, com esta nova hipótese do “Universo Diminuinte” a matéria escura também não seria necessária, uma vez que podemos corrigir o raio da galáxia ao seu verdadeiro valor para  a época que a luz foi emitida por ela.

Resumindo

Resumindo a Teoria do “Universo Diminuinte” teremos:
- O Universo não está se expandindo aceleradamente. O raio do universo, entretanto, pode estar se expandido, pode estar fixo, ou pode ainda estar diminuindo. O importante é que não estaria se expandindo aceleradamente.

- Os objetos em seu interior, assim como suas dimensões espaciais estão se contraindo devido à presença do campo gravitacional.

- Em nosso referencial local, a aparente expansão do Universo poderia ser explicado (pelo menos em parte) como devido à contração de nosso próprio referencial e seus padrões de medida.

- A teoria do Universo Diminuinte explicaria também o desvio para o vermelho (Red Shift): Uma galáxia, a certa distância de nós emitiria a sua luz com certa freqüência média F. Outra galáxia ainda mais afastada emitiria sua luz, por exemplo,  com a mesma freqüência, mas esta luz demoraria mais tempo para chegar a nós que a primeira galáxia. Mas quando esta luz mais afastada, por fim chegasse a nós, nosso padrão de medida estaria menor, e, portanto enxergaríamos esta segunda luz com um comprimento de onda maior (uma freqüência menor) que a luz da primeira galáxia. Isto é, observaríamos um desvio para o vermelho maior nas galáxias mais distantes do que nas mais próximas, e isto aconteceria mesmo se as galáxias não estivessem se afastando.

Refutabilidade

Uma forma rápida de refutar a teoria é verificar se o desvio para o vermelho esta de acordo com a massa escura observada, isto é, se a descontração do raio das galáxias, no cálculo do período, é compatível com o desvio para o vermelho observado.

Algumas Estimativas Numéricas.

Vamos fazer um cálculo aproximado, e não relativístico, da taxa de contração de nosso sistema terráqueo em função do “Red Shift”[4] observado.

Se F0 é a freqüência da luz de uma estrela que se afasta com velocidade V de um observador, então a freqüência F que este observador percebe esta freqüência é dada pela seguinte fórmula não relativística (c=velocidade da luz ):

F = F0 * (1 – V/c)                  (1)

Mas se L é o comprimento da onda, F sua freqüência e c sua velocidade, temos que:

L * F = c                       (2)

Se L é a freqüência da onda observada e L0 a freqüência da onda na fonte, de (1) e (2) temos que:

L = L0 / (1 -V/c)                (3)

Agora vamos supor que a velocidade de afastamento da galáxia observada segue a fórmula de Hubble (onde d é a distância da galáxia a nós):

V = H * d                               (4)

Então, de (3) e (4) teremos:

L = L0 / (1-H*d/c)                 (5)

Agora, se detectamos dois comprimentos de ondas L1 e L2 de duas galáxias distantes d1 e d2 da Terra, (d2>d1) que emitem luz no mesmo comprimento de onda L0, podemos estimar a taxa de redução das dimensões “Fx”, por unidade de tempo, na data em que as medidas foram tomadas:

Tx = (L2 – L1)/L1/ T          (6)

Tx é a taxa de redução por unidade de tempo, L2 e L1 os comprimentos de onda observado e T o tempo extra que a luz demora da segunda galáxia em relação à primeira para se chegar ao nosso planeta.

Normalmente a letra Z (red shift)[4] é designada para o fator (L2-L1)/L1:

Z = (L2-L1)/L1               (7)

T = (d2-d1) / c                 (8)

De (7) e (8) temos:

Tx = Z*c/(d2-d1)             (9)

Mas utilizando (4) e tomando os “red shifts” de cada galáxia isoladamente:

Z1 = (L1-L)/L   e  Z2 = (L2-L)/L  (10)

Teremos:

Tx = [(Z2-Z1)/(Z1+1)]*H*c/(V2-V1)    (11)

Podemos tomar a nossa própria galáxia como padrão e simplificar a fórmula acima já que o “red shift” de nossa própria galáxia é zero:

Tx = Z * H * c/V     (12)

Ou em distâncias

Tx = Z * c / d      (13)

Onde :
Z é o  “red shift” da galáxia
H é a constante de Hubble
d é a distância da galáxia
V a velocidade de afastamento aparente da galáxia
c é a velocidade da luz.

Vamos usar a fórmula (13) e os dados da tabela cosmológica [5] para a galáxia NGC3034 e calcular a taxa de compressão atual. Para esta galáxia:

È interessante notar que Z/d  deve ser constante que reflete a taxa de compressão atual de nosso sistema de coordenadas !!

Tx = 0,000677 * 3E05 / (2,72 * 3E19) = 2,5E-18/s

A esta taxa de redução por segundo, em um milhão de anos a compressão seria de:

Tx * 1 milhão de anos  =  2,5E-18 * 3E13 = 0,007%

Se eu não errei as contas esse é um número absurdamente pequeno para ser observado.

Correlação entre Matéria escura e RedShift

Vamos calcular o acréscimo de matéria escura necessária em função do RedShift (*).
Este cálculo serviria para refutar esta teoria se a massa escura esperada não for compatível com o redshift da galáxia.

Da equação do período T (a primeira),  supondo que o período de rotação da galáxia seja o mesmo (T=T'), teremos:

R^3/M = R´^3 /M’                 (14)

Onde: R é o raio da galáxia real, e M sua massa real.
R’ é seu raio observado aqui na Terra (maior) e M’ sua massa total observada.

De (14) podemos derivar:

M’ = M (R’/R)^3                   (15)

Se Z é o RedShift da galáxia, teremos:

Z = (R’ – R) / R                  (*)  (16)

De (15) e (16) obtemos:

M’ = M (1 + Z) ^3               (17)

Se a Matéria Escura (Me)  é dada por

Me = M´ - M                  (18)

Temos, de (17) e (18)  :

Me = M [ (1+Z)^3  - 1 ]            (19)

Que é a Matéria Escura (Me) em Função do RedShif da galáxia (para galáxias distantes).
Agora, utilizando (5) teremos a matéria escura em termos da distância à nossa galáxia:

Me = M[ 1/(1 - H d / c) ^3 -1]             (20)

Onde :
Me = Massa da Matéria escura
M = Massa esperada
H = Constante de Hubble ( 70 km/s/Mparsec )
c = Velocidade da luz (300 000 Km/s)
d = distância da Terra á galáxia

Este valor deverá ser confrontado com a observação, e com isso corroborar ou refutar a teoria.

(*) Devemos tomar o RedShift de galaxias que estão bem distântes pois para galáxias próximas,
o redshift poderá ser deturpado pela força gravitacional de nossa galáxia.
Este é o caso da galáxia de andromeda que está se aproximando da nossa galáxia de forma mais rápida
que o efeito de afastamento provocado pela "energia escura", fazendo que sua luz apresente
um desvio para o azul. Esta galáxia, portanto, não serviria para o cálculo da matéria escura.

------------------------------------------------------------------------------------

Referências

[1] O Nada Jocaxiano:

[2] Criação Ex Nihilo

[3] A elusiva matéria escura

[4]O Deslocamento para o Vermelho

[5] O RedShift E a Lei de Hubble

Frases_Jocaxianas

26 de Janeiro de 2014, por João Carlos Holland de Barcellos - 0sem comentários ainda

Frases Jocaxianas

"Em uma sociedade justa nao pode haver milionários enquanto houver uma única criança passando fome." (Jocax/2012)

"Deus é a maior hipocrisia coletiva da história da humanidade.(jocax)"

"Se todas as leis fossem sempre seguidas não haveria revoluções. (jocax)”.

"O Pior da religião ocorre quando realmente se acredita nela. (jocax")

"O Nada não contém a regra 'Nada pode acontecer'.” (jocax)

"As leis não estão acima da ética.(jocax)".

"A Razão deve servir à Felicidade.(Jocax)"

"O Liberalismo econômico é uma doutrina que pretende entregar o galinheiro aos cuidados das raposas (jocax)".

"Nossos genes são nosso bem mais precioso" (jocax)

"A Religião é a 'Matrix' do sistema Capitalista. (Jocax)"

"Colocar a consciência numa entidade imaterial é o mesmo que colocar a origem da vida num cometa: Não resolve o problema, apenas empurra-o para um local ainda mais misterioso.(Jocax/2012)"

"Se formos omissos, presenciaremos nossos netos tendo criacionismo nas aulas de ciência. (jocax)"

"As leis não necessariamente foram feitas por pessoas melhores ou mais justas do que você." (jocax)

"O Ônus da prova é de quem contraria a 'Navalha de Ocam'." (jocax)

"A Religião é o pior lixo produzido pela cultura humana. (Jocax/2012)"

"Se a Filosofia não se preocupasse com a Verdade, os irmãos GRIMM seriam os maiores filósofos do planeta.” (jocax)

"A reza é a mais sutil forma de manter um povo Alienado e Passivo. (jocax)"

"Se alguém provar que estou errado, só tenho que agradecer.” (Jocax)

“'Fanático Religioso' é como os Hipócritas Religiosos denominam aqueles que realmente têm fé e acreditam em sua religião.(Jocax)"

"A loucura, muitas vezes, é uma forma dos genes tentarem se libertar da servidão imposta pelos memes.” (jocax)

"A Fé religiosa é a crença irracional no absurdo. (jocax)"

"A felicidade é trilhar o caminho da perpetuação genética" (jocax)

"Aceitar sem questionar é o caminho certo da estupidificação. (Jocax)"

"O Capitalismo é o sistema que mais gera insegurança no planeta. (jocax)"

"O Nada é instável, posto que não há leis" (jocax)

"Toda ciência está baseada em indução.(Jocax)"

"A Verdadeira Justiça deve ser o conjunto de leis e ações que visem à maximização da felicidade (jocax)"

"O Amor é um instinto, programado em nós pelos genes, para fazer o Controle de Qualidade da pessoa que poderá ser o pai /mãe de nosso(s) filho(s).(Jocax)"

"O futuro sistema econômico que substituirá o capitalismo deverá ser baseado não no lucro, mas na solidariedade e no dever. (Jocax)"

"Um sistema político-econômico baseado no crescimento não é sustentável e deve ser substituído pois, sendo os recursos finitos, não se pode crescer para sempre.(Jocax/2012)"

"O Sofrimento, em geral, tem um papel mais forte no computo da felicidade do que o Prazer. (Jocax)"

"A Base das religiões é a ignorância. (jocax?)"

"A Remuneração do indivíduo deveria ser proporcional à quantidade de felicidade que ele gera ou potencializa a coletividade. (jocax)"

"O Orgulho é um instinto que visa te proteger de quem você gosta cuja qual não gosta de você.(jocax)"

"O Tempo é a quantidade de eventos que ocorreram no Universo." (jocax)

"Rezar é uma forma covarde de fingir uma ajuda sem ficar com remorsos. (jocax)"

"O Problema da morte é a felicidade que deixará de ser sentida.(jocax)"

"A Justiça foi moldada pelas elites para protegerem a si próprias. (jocax)"

"É mais fácil mover uma montanha do que alterar uma crença" (jocax)

"A religião, de um lado, se nutre do medo e, de outro, da ilusão da imortalidade. (jocax)"

"O Capitalismo é um sistema que prepara as pessoas e toda a sociedade para servirem às elites detentoras do capital e não para aumentar a felicidade do sistema. (jocax)"

"O Poder político não existe sem que exista a obediência. (jocax)"

"A ilusão religiosa, por vezes é tão sedutora, que muitos a fazem realidade dentro de suas mentes seduzidas. (jocax/2012)"

"O Grande Perigo da religião ocorre quando a pessoa realmente passa a crer com toda certeza que ela é verdadeira. (Jocax/2012)"

"As Elites, as classes dominantes, abominam os impostos, pois são eles que fazem um pouco da riqueza chegar às camadas mais necessitadas.(jocax)"

"Idade não é Grade.(jocax)"

"Sem os impostos governamentais voltaremos à época dos senhores feudais - as elites adorariam. (jocax)"

"Muitos preferem o conforto covarde do conformismo aos riscos corajosos da mudança. (jocax)"

"Se inteligência não dependesse dos genes jacarés criados com humanos também poderiam aprender física. (jocax)"

"A Fé é uma crença, que não precisa estar alicerçada em nenhuma evidência ou razão e, portanto, é no mínimo muito perigosa. (jocax)"

"Os genes não determinam exatamente o Q.I. mas o limite máximo para ele. (jocax)"

"Busque a verdade duvidando primeiro antes de acreditar. (jocax?)"

"A Dúvida é o oposto da Fé e o motor do conhecimento moderno. (jocax)"

"A ação consciente vem do 'acaso', isto é, de ações inconscientes da física cerebral” (jocax)

"Qualquer coisa diferente do Nada precisa de uma origem mais simples para existir” (jocax)

"Nós somos nossos genes" (?)

"O Capitalismo visa o lucro, o genismo a felicidade.” (Jocax)