Depois de me graduar em física escolhi o mercado de trabalho ao mundo acadêmico. Embora muitas pessoas não compreendam, a decisão em minha cabeça foi muito simples: uma pós graduação em qualquer área (onde eu aprenderia cada vez mais sobre cada vez menos) não me interessava, muito menos num país onde não teria onde aplicar meu conhecimento. Até por conta disso escolhi fazer outra graduação, onde seria apresentado a um pouco de tudo em uma nova área.

Hoje no trabalho o pessoal faz piada toda a vez que faço comentários sobre linha mamilar, efeito Mpemba ou qualquer conhecimento que eles julguem estranho dizendo que ando lendo muito Super Interessante ou Planeta Bizarro.

Ao mesmo tempo muitos de meus amigos acadêmicos agem igual (ou pior) aos professores que eles condenavam e tornam uma simples conversa inviável pois todo e qualquer argumento só é válido se apresentado com uma referência, desmerecendo por completo o interlocutor.

E eu fico triste por ver o resultado: Um lado a rejeita por não a compreender e o outro assume uma postura tão arrogante a ponto de não fazer jus a ciência que tanto conhece, aumentando a distância como uma bola de neve.