Engraçada tradução inglês-português em milagroso pedido de ajuda com oferta de $ por e-mail

20 de Julho de 2009, por Desconhecido - 22 comentários

Normalmente a gente vê traduções esquisitas português-inglês, aqui é o inverso. Veja o que acabo de receber por e-mail. Eu já pensava em publicar a história por seu alto valor ficcional, mas sua tradução engraçada eleva ainda mais seu valor... 
 
======================== 
Olá! o mais caro

     como são você junto com sua família? é bom escrevendo o hoje entretanto, é nem imperativo nem I em toda a maneira compili-lo-á ir de encontro a sua vontade.  Meu nome é Kate Toma. Eu tenho 20 anos velho, a únicas filha e criança do Dr. (atrasado) David Toma.
    Meu pai era um mineiro de ouro altamente respeitável na Costa do Marfim durante seus dias. É triste dizer que passou afastado misteriosa durante uma de suas viagens de negócios embora, sua morte súbita foi lig ou suspeitado um pouco para masterminded por meu tio que viajou com ele naquele tempo. mas o deus sabe a verdade!

     Minha mãe morreu quando eu era contudo um miúdo, e desde então meu pai tomou-me tão especial. Antes de sua morte chamou a secretária que o acompanhou ao hospital e lhe disse que tem a soma de US$10,500,000 deixado em um do banco principal aqui em Abidjan, Costa do Marfim. Disse-lhe mais que que depositou o dinheiro em meu nome, e finalmente emitiu uma instrução escrita a seu advogado quem disse está na possessão de todos os documentos necessários e jurídicos a respeito desta fundo e o banco. Eu tenho apenas 20 anos velho e um undergraduate da universidade e realmente não sei o que fazer.
 
    Agora eu quero um cliente no ultramar em onde eu posso transferir este dinheiro, isto estou porque eu sofri muitas partes traseiras ajustadas em conseqüência da crise política contínua aqui nos problemas da Costa do Marfim e da família que me fizeram para funcionar longe de meus pais atrasados para abrigar e me escondi em um hotel local para a segurança de minha vida da mão de meu tio mau que mata meu pai e alguns outros membros da família que são após minha vida por causa deste dinheiro.
 
     A morte de meu pai realmente trouxe a amargura e ajustou-se para trás para trás dentro a minha vida. O mais caro, eu estou em um desejo sincero de seu auxílio urgente neste
consideração. caro, suas sugestões e idéias seja altamente necessário, permitem-me por favor dizer-lhe o que eu o quero fazer para mim.
 
1. você ajudar-me-á a negociar para o investimento lucrativo e legal onde o dinheiro será investido sàbiamente, como você sabe que eu sou apenas uma menina e não tenho o conhecimento do investimento.
 
2. você ajudar-me-á me a fixar uma licença residencial permanente em seu país, porque para vir sobre e continuar minha instrução quando você será tomado do investimento que setup por você. De todo o mais importante é para que você seja um bom sócio quando o dinheiro chega em seu país.
     
   Eu estou pronto para dar-lhe 20% do dinheiro total depois que o dinheiro foi transferido com sucesso dentro a sua conta bancária em seu país para seu auxílio e para todas as despesas que você faça durante o processo de transferência. É esta oferta OK por você?. Por favor, considere isto e receba-me de volta o mais cedo possível.
 
Obrigado estando lá para mim.
 
Cumprimentos de Kate Toma



Desafie meu gladiador!

3 de Julho de 2009, por Desconhecido - 33 comentários

Vc cria o seu na hora e passa a competir na arena virtual! Joguinho bacana, bonito e que não dá trabalho! Clique em: http://mauhr.mybrute.com/

abs! 

 

 



Mais redação-treino para avaliação: identidade nacional-estrangeira do Brasil (português e inglês)

6 de Fevereiro de 2009, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Agradeço muito à avaliação de meus dois textos anteriores por Antonio Candido e Catia. Caso possam (e/ou mais alguém) avaliar mais este texto, agradeço muito. Procurei resolver os problemas apontados, vamos ver se consegui de fato, rsrs.

Desta vez digitei o texto, para facilitar a correção de quem tenha disposição para tanto (em português): http://stoa.usp.br/mauriciokanno/files/1340/7625/Identidade+nacional+estrangeira+-+diplo2007+-+pt.doc

Também fiz a tradução do mesmo texto para o inglês: http://stoa.usp.br/mauriciokanno/files/1340/7628/Brazilian+National-Foreigner+Identity+-English.doc

Mas ele também está disponível digitalizado com meu manuscrito, para que também possa ser feita a avaliação do original (em português): http://stoa.usp.br/mauriciokanno/files/1340/7624/diplo2007-identidadeestrangeira-pt.jpg



2 textos meus para avaliação: sobre inundação em Santa Catarina (em português) e sobre imperialismo estadunidense (em inglês)

3 de Fevereiro de 2009, por Desconhecido - 33 comentários

Estou treinando redações em português e em inglês para uma prova deste domingo, e se os colegas puderem contribuir avaliando meus textos digitalizados, agradeço.

=

I'm practicing essays in Portuguese and in English for a test this Sunday, and I thank you if you could evaluate my digitalized text.

=

O tema proposto da redação em português é conflitos, em esfera global contra local, e as dificuldades e sutilezas para se resolver imprevistos. Pedia-se para identificar algo assim na realidade brasileira e indicando possíveis soluções. Escolhi falar sobre as inundações em Santa Catarina de 2008. O texto digitalizado está aqui: http://stoa.usp.br/mauriciokanno/files/1340/7597/ofchan2006-pt.jpg

=

The proposed subject for the essay in English is the next one:

Nations are now setting the international ground rules for the 21st Century, laying a foundation for security and prosperity for those who live within them, while isolating those who challenge them from the outside. This system will develop and endure only if those who follow the rules of peace and freedom fully reap their rewards. Only then will our people believe that they have a stake in supporting and shaping the emerging international system.

By president Clinton, September 1997.

My essay in English, digitalized, is here: http://stoa.usp.br/mauriciokanno/files/1340/7598/ofchan2006-en.jpg

=

Os temas foram os desta prova (páginas 11 e 13): http://stoa.usp.br/mauriciokanno/files/1340/7599/MRE_001_1+-+2006+-+14p.pdf

=

Caso queira discutir a temática, bacana, mas o essencial que peço é a estrutura lógica do texto, gramática, estilo, essas coisas. Grande abraço.



Pela Constituição, serviço militar pode ser evitado por objeção de consciência

30 de Janeiro de 2009, por Desconhecido - 88 comentários

Este texto busca colaborar com jovens que se afligem com a possibilidade de se envolver com o serviço militar, aos 18 anos. E claro, discutir o tema e expor o que está registrado na Constituição a respeito, para todos os eventuais interessados.

No meu caso, fui felizmente dispensado na prática pela miopia alta, e oficialmente "dispensado por excesso de contingente". De qualquer maneira, não se preocupe tanto: no Brasil, em 2006, apenas 4,5% dos alistados foram de fato incorporados a alguma instituição militar.

Seguem os artigos da Constituição, o supra-sumo em termos legais no Brasil, que não obrigam ninguém ao serviço militar propriamente dito:

Constituição: Título II, Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Capítulo I, Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Artigo VIII:

Ninguém será privado dos direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

Ver também o Artigo VI:

É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício de cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e às suas liturgias; 

Segue análise:

Por exemplo e para ficar mais claro: todo jovem na idade de 18 anos é obrigado a prestar serviço militar (obrigação legal a todos imposta); todavia, poderá recusar-se a alistar-se alegando que o Exército usa armas e que armas são instrumentos para tirar a vida de pessoa, o que sua religião não permite, pois a vida é divina (convicção religiosa), ou que a Marinha é um instrumento de guerra, e ele é pacifista (convicção filosófica), ou que a Aeronáutica é uma força militar de um país capitalista, e ele é marxista convicto (convicção política). 

Por qualquer desses argumentos, o jovem não poderá ser obrigado a alistar-se, e também não poderá ser punido por isso, até que no inciso VI, acima, fica garantida a inviolabilidade de consciência. Mas será obrigado a prestar uma outra obrigação, alternativa ao serviço militar, fixada em lei. Se se recusar a essa prestação alternativa, aí sim será punido com a privação de direitos.

Estudo realizado por:

Silvana Belline Tavares, bacharel em Direito, mestre em Sociologia e ex-diretora da Faculdade de Direito de São Carlos, pesquisadora da Nova Universidade de Coimbra (Portugal).

Rosa Maria de Castro Ferreira, bacharel em Ciência da Informação, professora e consultora de redação em advocacia. 

Texto publicado no livro Analista do Seguro Social, da Policon Editora, 2008.

===========

É claro que fica a questão: "alternativa ao serviço militar, fixada em lei"? Qual seria? Me parece que isto ainda não está resolvido. Veja esta notícia de abril de 2008: Governo estuda alternativa ao serviço militar obrigatório, diz Mangabeira . É claro que você pode também ir na fé, tentando ser "dispensado por excesso de contingente", como eu fui... mas também se arriscando a não ser dispensado.

O engraçado é que eu, aos 18 anos, que nunca tinha pegado uma Constituição ou outros textos de análise legislativa pra ler, sempre ouvia falar de meus amigos que só testemunhas de Jeová estavam liberados, e isso era uma possível desculpa a ser usada... Que mito curioso, o privilégio ser apenas deste pessoal... 

===========

Procurando melhor, acabei encontrando o artigo na Constituição que se refere especificamente ao serviço militar: 

Art. 143: O serviço militar é obrigatório nos termos da lei.

Parágrafo 1o: às Forças Armadas compete, na forma da lei, atribuir serviço alternativo aos que, em tempo de paz, após alistados, alegarem imperativo de consciência, entendendo-se como tal o decorrente de crença religiosa e de convicção filosófica ou política, para se eximirem de atividades de caráter essencialmente militar.

Parágrafo 2o: As mulheres e os eclesiásticos ficam isentos do serviço militar obrigatório em tempos de paz, sujeitos, porém, a outros encargos que a lei lhes atribuir. 

=============

Mesmo assim, não se esqueça de, na época devida, ir solucionar as suas obrigações, como for o caso, pra depois não te dar complicações legais. O alistamento é uma coisa, o serviço militar em si é outra (como lembra um comentarista anônimo abaixo deste texto); apesar de a primeira potencializar a segunda. Repare que no Art. 143 está registrado que primeiro a pessoa se alista, e depois pode alegar imperativo de consciência.

Creio que deveria ser opcional o alistamento militar. Atualmente, ele é obrigatório para homens, conforme o Art. 143 da Constituição, conforme reproduzi acima. Há uma proposta de emenda constitucional, no entanto, de Romeu Tuma, para promover também o serviço militar facultativo das mulheres. A princípio, não tenho nada assim tão contra, não sendo obrigatório... apesar de eu não gostar muito que se incentive isso. Veja o pdf da proposta com a justificativa: http://legis.senado.gov.br/mate/servlet/TextoToPDF?t=13743

Leia mais nesta notícia, de agosto de 2008:

Tuma quer tornar facultativo alistamento militar das mulheres

Leia sobre o movimento contra a obrigatoriedade do serviço militar (mesmo o masculino) nesta notícia, de novembro de 2008:

Obrigatoriedade do serviço militar é polêmica

A propósito, é bom esclarecer que esta última notícia citada, de novembro, diz que as mulheres poderiam ter que prestar serviço militar obrigatório; mas isso já foi retirado do projeto: Ampliação do serviço militar obrigatório não inclui mulheres, diz Defesa