Italk, outro site colaborativo para aprender idiomas; 2 dicionários de japonês e 1 de inglês

20 de Outubro de 2008, por Desconhecido - 33 comentários

há 2 semanas, indiquei aqui no Stoa o http://livemocha.com , site bem interessante para aprender idiomas. outro site mto bom pra aprender línguas, que completa o que falta no outro, é este, indicado por minha colega do Jornalismo/Editoração Fernanda Campagnucci: http://www.italki.com/

nao tem as lições e o sistema de pontuação e níveis que existem no livemocha (que curto muito por dar aquela motivada, idéia de jogo, até talvez competição), mas complementa ele, porque tem outros recursos, como gramáticas, alfabetos, textos de ajuda, coisas que nao existem no primeiro. tudo produzido colaborativamente pelos participantes do site.

=

tb aproveito pra indicar dois sites mto bons pra quem estiver aprendendo japonês, indicados por minha amiga Kitaura Minami, japonesa que trabalha na recepção do meu prédio, aqui na JICA Tsukuba/Japão: 

este serve pra traduzir palavras do japones para o ingles e vice-versa, coloque em qualquer dos dois idiomas que ele vai entender e já traduzir para o outro idioma: http://www.alc.co.jp/

já este é um dicionário japonês-japonês, que ajuda quem já conhece hiragana (os caracteres fonéticos nativos japoneses) como eu, mas fica perdidaço com os trocentos kanjis (ideogramas, indicam idéias) do japonês. com eles vc pode obter a pronúncia dos kanjis (ou, como os japoneses dizem, furigana): http://dictionary.goo.ne.jp

=

já este aqui é um dicionário inglês-inglês e enciclopédia geral, que estou usando para entender melhor o significado de palavras em inglês mesmo, achei bom: http://www.answers.com/

Que *&%$@#

18 de Outubro de 2008, por Desconhecido - 1010 comentários

tô longe, mas td dia vejo a Folha Online; não pude acreditar quando li q o tal Lindenberg realmente atirou na cabeça e na virilha da ex-namorada, e matou ela mesmo. q *&$^#!!!!!!! e depois de 100 horas de terror em cima da moça!!!! eu tava acompanhando o caso meio por cima, mas sempre acreditava que tudo ia se resolver bem...

tem gente, como o colunista deste mesmo jornal Kennedy Alencar, que chama de "lambança" o que o Gate, setor da polícia que negociou com o terrorista, fez, mas putz... realmente não sei o q poderiam ter feito contra esse %*&$&#! lambança é a deste "ilustríssimo" Lindenberg.

talvez eu devesse tirar uma lição de moral, alguma conclusão para colocar aqui neste post, mas sei lá. a única que me vem em mente agora é que existem *&$^#@ no mundo - nada genial, eu sei. só tristeza, na verdade, por lembrar disso. e nunca sabemos quando podem aparecer. fazer o quê?



Aprenda e ensine idiomas com o LiveMocha!!! (websocial 3.0 colaborativo etc.)

7 de Outubro de 2008, por Desconhecido - 99 comentários

to adorando este site: http://www.livemocha.com

é ótimo, já conversei com uma chinesa q veio me chamar para um chat e me mostrou belas praias chinesas (quem sabe encontro ela lá na praia de Sanya, ou ela me aparece em Santos um dia, como conversamos?): http://hi.baidu.com/ieunet/album/item/cff9021f07ff8a77f724e4a8.html (veja img no fim do txt)

uns outros já me convidaram para "amigo", eu na minha (nem preenchi meus dados direito, mas acho q é pq eu coloquei as línguas que eu sei, entao eles acham q eu posso ajudar, rsrs)

veja só o tanto de curso q eu to fazendo! rsrs:

hindi (da Índia), mandarim (chines), espanhol, ingles, e japones!

===================

gostei msm, por exemplo japones, tem de verdade kanjis e hiragana e katakana, entao to aprendendo bastante com a colaboracao do pessoal! funciona de verdade!

(especialmente graças à colaboração que tive de um italiano que, em junho, postou várias dicas de pronúncia dos kanjis das frases em japonês que eu tava estudando... assim deu pra entender!!! e eu, como recompensa, claro, votei positivo nas dicas dele!)

tb eu mesmo já dei várias dicas de japonês em frases lá pra galera, com o japonês que eu já sei... mostrando a pronúncia e significado de um tanto de frases lá. e também comentei frases de uma argentina que tá aprendendo português brasileiro! acho mto bacana isso. 

==================

entra lá! e não se esqueça de me procurar pra me adicionar como "amigo", meu username é "Animao".

ah, a dica foi da minha mana, Natália Kanno, colega estudante de Medicina na USP.

(só espero que ninguém ache que isto é propaganda de empresa, então deva ser bloqueado, etc... rsrs)

 

 



Seminário na História/USP "Direito dos Animais em Debate", em novembro

5 de Outubro de 2008, por Desconhecido - 77 comentários

Oi, turma, aqui havia uma programação provisória de evento organizado pelo grupo de direitos animais do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI) da FFLCH, em que também participa o promotor público Laerte Levai e a professora Zilda Iokoi, da História!

Como publiquei a programação definitiva, com as informações que faltavam, em um novo post, apaguei a provisória daqui, ok? Mantenho o post para preservar os comentários.

Quem puder aparecer, seria ótimo! Aliás, já fico feliz que a USP esteja organizando um evento destes, pelo 2o ano consecutivo, e desta vez hiper maior que da outra vez!

==============================

SEMINÁRIO: "DIREITO DOS ANIMAIS EM DEBATE"

Organização: Laboratório de Estudos sobre a Intolerância/USP

Local: Auditório da História, USP,  6 e 7 de novembro de 2008

(...)



Como era a cara de Jesus Cristo?

3 de Outubro de 2008, por Desconhecido - 66 comentários

Instigado por um comentario de Daniela Prado, em um post da Livia Maat, resolvi produzir este post.

Acho Cristo um gato, lindo!!! Principalmente quando é representado de cabelos castanho-claros longos e olhos azuis ou cor de mel. Tenho até algumas imagens dele em casa (que ganhei de minha mãe) para os momentos de solidão.

o problema eh que a aparencia de Jesus Cristo mesmo, de acordo com arqueologos, etnologos, historiadores, teologos, etc., nao tem nada a ver com essa carinha europeia. esta minha fala eh baseada principalmente em reportagens que li na Veja ou Superinteressante faz um tempo, mas como nao tenho aqui... 

bem, aqui esta uma lista de um monte de imagens de Jesus que foram realmente feitas para representa-lo ao longo dos tempos: http://www.religionfacts.com/jesus/image_gallery.htm

com certeza para nos, influenciados pela cultura europeia como suprema (e odeio isso, apesar de o padrao europeu de beleza tambem fazer parte de meus ideais, claro), consideramos e gostamos de considerar Jesus como um loirinho delicado, como nas imagens:

http://www.religionfacts.com/jesus/images/mormon-jesus-by-del-parson.jpg 

e http://www.espada.eti.br/p223.asp ("Cabeça de Cristo", pintada pelo artista Warner Sallman, em 1941)

mas a imagem real de Jesus Cristo tinha muito mais a ver com a seguinte:

(essa eh a imagem que me lembro de ter visto na Super ou na Veja, produzida por analises de etnologos, historiadores, etc.)

nas versoes seguintes, ainda tem algo a ver pelo menos, mas esta bem bonitao:

http://www.watchtower.org/t/200612/article_01.htm 

http://www.watchtower.org/t/20050915/article_01.htm 

============

veja alguns trechos que coletei em alguns sites:

Consideravelmente, a Bíblia parece não dar grande importância à aparência física de Jesus. Isaías nos diz: "Ele não tinha beleza, nem formosura e, olhando nós para Ele não havia boa aparência Nele, para que O desejássemos". (Isaías 53:2) 

http://www.suaescolha.com/essay/jesusverdadeiro.html

texto bem escrito de um pastor bem razoavel, baseado em trechos biblicos e em cultura judaica:

Alguns eruditos bíblicos acreditam que talvez a representação mais próxima possa ser um desenho a carvão encontrado em uma parede nas catacumbas de Roma (...) Esse desenho em particular, retrata Jesus com fisionomia judaica e cabelo preto cortado bem acima dos ombros, como era o costume entre os homens daquele tempo. Afirmar que Ele tinha cabelos longos é mostrar ignorância da tradição judaica (...)

"Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?" [1 Coríntios 11:14]

Jesus de Nazaré foi um carpinteiro (...) O trabalho manual duro (...) As mãos de Jesus deveriam ser bem calejadas e Seu físico bem musculoso devido ao esforço físico (...) Naquele tempo, a expectativa média de vida entre os homens pobres da classe trabalhadora estava na faixa dos 35-40 anos (se tanto, devido aos rigores do trabalho pesado, à má nutrição e às doenças). Por causa desses fatores, a aparência de Jesus provavelmente seria a de um homem mais velho

"Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?" [João 8:57]

 Como um homem de trinta anos, sua barba (e bigode) teriam sido muito mais cheios e menos aparados do que na representação da gravura, pois a Lei proibia os homens de apararem os cabelos da face.

"Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba." [Levítico 19:27] 

Além disso, a partir da profecia encontrada no livro de Isaías, parece provável que a aparência de nosso Senhor era a de um trabalhador comum de seu tempo.

"Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos." [Isaías 53:2; ênfase adicionada]

alem do txt anterior em http://www.espada.eti.br/p223.asp , tb ha este, mto bom:

Não tinha olhos Azuis. Ninguém ali tinha olhos azuis. E que dizer dos traços físicos de Jesus? Provavelmente eram semitas. Ele os teria herdado de sua mãe, Maria, que era judia. Os ancestrais dela também eram judeus, da linhagem dos hebreus. De modo que os traços físicos de Jesus provavelmente eram como os de um judeu comum.

Mesmo entre seus apóstolos, Jesus evidentemente não se destacava como fisicamente muito diferente, pois Judas teve de traí-lo aos seus inimigos com um beijo identificador. Portanto, Jesus podia facilmente misturar-se no meio de multidões. E ele fez isso, pois, pelo menos uma vez, viajou da Galiléia a Jerusalém sem ser reconhecido. — Marcos 14:44; João 7:10, 11. (...)

Ele tinha pele morena clara... como os judeus dali...além do mais andava muito... rsrsrsrs tomava muito sol. Era forte. Certa vez ele expulsou vendedores do templo. Será que alguem fraquinho faria isso?
Precisava ser forte para andar como ele andava. Ele quase não aparava para descansar... Tinha cabelo curto.. iguais da sua época. (...)

os artistas renascentistas retratavam um Jesus que queriam ver... iguais aos europeus.... ninguém queria Jesus moreno e de pele escura

link: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080922113447AAX0gMn 

==================================

eh claro que a aparencia de Jesus nao eh o mais importante mesmo, mas sim a mensagem de sua vida: paz e amor (bem ao estilo hippie, rs - calma, eh uma brincadeira). humildade tambem pode muito bem ser acrescentado ai... inclusive considerando sua aparencia e vida. e ainda encaixa no modo de vida dos hippies, rs.

qto a isto incluir respeito aos animais e vegetarianismo, sua mensagem hoje, da maneira como a sociedade tem evoluido (apos 2000 anos de sua passada por aqui), pode muito bem ser assim interpretada, a ver por analises aquiaqui, e aqui, por exemplo, mas eh claro que, inserido na sociedade e cultura da epoca, tao antiga, imerso na cultura carnivora assim como nos na cultura que ama a aparencia europeia (e q tb ainda adora comer carne), pode mto bem nao ter sido.

resta-nos apenas tomar sua mensagem e analisar sob a perspectiva de hoje.