Olá novamente! Tudo bem?

Como prometido para algumas pessoas, listei algumas referências e materiais sobre matemática e música (e, "de quebra", sobre computação musical). Segue-se a lista:

1. Referências bibliográficas - livros:

[1] ABDOUNUR, Oscar J. Matemática e Música: O pensamento analógico na construção de significados. São Paulo: Escrituras, 2002.
[2] BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. 2. ed. São Paulo: Peirópolis, 2003.
[3] GRANJA, Carlos Eduardo S. C. Musicalizando a escola: música, conhecimento e educação. São Paulo: Escrituras, 2006.
[4] JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. São Paulo: Scipione, 1993.
[5] ROEDERER, Juan. G. Introdução à física e psicofísica da Música. São Paulo, EDUSP, 1998.
[6] SHILOV. G. E. Gama Simple. 2. ed. Moscou: Editorial MIR, 1984. (Este tem na biblioteca do IME-USP)

2. Referências bibliográficas - Internet:

[7] "É bom para todas as pessoas saber música e um bocadinho de matemática". Entrevista com Carlota Simões. In: Ciência Hoje.http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=25137&op=all
[8] RATTON, Miguel. A relação harmoniosa entre sons e números. http://www.redebrasil.tv.br/salto/boletins2002/ame/ametxt5.htm
[9] RATTON, Miguel. Escalas musicais: quando a matemática rege a música. http://www.music-center.com.br/escalas.htm[10] [Vídeo] A matemática da música: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20816
[11] [Vídeo] A música das esferas: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=22062
[12] [Vídeo] Sobre Pitágoras: Veja o trecho do filme “Donald no mundo da Matemágica” no YouTube:

{{video:http://www.youtube.com/v/7S3iW_sbqsA&hl=pt-br&fs=1@@425x344}}

3. Algumas referências sobre computação musical:

[13] Home Studio: http://www.homestudio.com.br/Artigos/Index.htm
[14] Music-center.com.br: http://www.music-center.com.br/acervo.htm
[15] ROADS, Curtis. The computer music tutorial. 5. ed. Londres: MIT Press, 2000. 1234 p.

Para quem deseja desenvolver percepção musical, recomendo que, se possível, busque uma escola de música (particularmente algum conservatório musical).

O desenvolvimento da percepção musical não se dá “da noite para o dia”, mas com o tempo. A prática de um instrumento musical, em conjunto com a teoria e com muita “força de vontade”, permitirá este desenvolvimento de maneira bastante tranqüila. Você não “nasceu sabendo”. Ou nasceu? (Risos).

Procure escutar com atenção os sons do ambiente em que você vive, e escute boas músicas e perceba, genericamente, as características de cada som e de cada música. Isto também faz parte do desenvolvimento da percepção musical. É um bom começo. Também indico os livros [2] e [4] para esta atividade.

Um abraço fraterno,

Adriano Morinaga