Nano-medicina em debate em abril de 2008

6 de Abril de 2008, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Neste início de abril, o projeto Engajamento Público em Nanotecnologia da Renanosoma realiza três bate-papos virtuais com pesquisadores sobre aplicações médicas da nanotecnologia, no endereço http://www.meebo.com/room/nanotecnologia/ . Leia detalhes abaixo.

Fluidos Magnéticos, Doenças Pulmonares e Nano, com prof. Ricardo Bentes

Na segunda-feira de 7 de abril de 2008, às 14 horas (horário de SP), o professor Ricardo Bentes de Azevedo, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB), conversará sobre suas pesquisas relacionadas com nanotecnologia, dentro do tema Aplicações de fluidos magnéticos para tratamento de doenças pulmonares, mesmo tema de seu mini-curso a ser ministrado em Simpósio na Unisinos em maio deste ano. Leia mais.

Esquistossomose e Nanotecnologia, com doutoranda Andréa Cristina de Lima

Na quarta-feira de 9 de abril de 2008, às 14 horas, a doutoranda Andréa Cristina de Lima, da Unesp, conversará sobre seu mestrado realizado em nanotecnologia, trabalhando medicamentos usados para expulsar vermes causadores da esquistossomose. Seu título é: "Obtenção e Caracterização de Dispersões Sólidas de Praziquantel [nome do medicamento]". Leia mais.

Tratamento para câncer, tuberculose e doenças de pele com nano, por prof. Antonio Tedesco

Na sexta-feira de 11 de abril de 2008, às 10 horas, o professor Antonio Claudio Tedesco, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), conversará sobre os projetos de pesquisa de que participa, incluindo (1) Sistemas nanoestruturados no tratamento cicatricial e de doenças cutâneas; (2) Sistemas micro e nanoestruturados de fármacos para tratamento do câncer; (3) Magnetohipertermia e Terapia Fotodinâmica para o tratamento do câncer bucal; (4) Rede Cooperativa em materiais nanoestruturados aplicados à Tuberculose e PBmicose. Leia mais.

================================================

Bate-papos Nanotecnológicos


A Renanosoma, por meio de projeto aprovado em edital do CNPq, realiza bate-papos semanais sobre nanotecnologia, com diferentes pesquisadores convidados! Os chats são normalmente nas segundas e quartas-feiras às 14 horas, e nas sextas-feiras às 10 horas, neste endereço: http://meebo.com/room/nanotecnologia

- Saiba como foram os chats anteriores, no sistema Meebo e sistema IPT!

- Esclareça suas dúvidas para usar o sistema de chat!

- Veja os próximos chats aqui: http://nanotecnologia.incubadora.fapesp.br/portal/events_listing
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

Nano-Multimídia

Visite o canal de vídeos do projeto no YouTube: http://youtube.com/user/renanosoma

E também nossos álbuns de imagens no Picasa do Google: http://picasaweb.google.com.br/engajamentonano

______________________________________________________________________________

Sobre a Renanosoma e

Projeto Engajamento Público em Nanotecnologia


Saiba sobre a Renanosoma e o projeto Engajamento Público em Nanotecnologia aqui: http://nanotecnologia.incubadora.fapesp.br/portal/sobre-a-renanosoma/
 
Mais informações:
Maurício Kanno (11) 9564-4568


Nano-Debates: inteligência artificial, nanotubos de carbono e nanocompósitos (3a semana de janeiro)

10 de Janeiro de 2008, por Desconhecido - 0sem comentários aindaContinuando as atividades do projeto Engajamento Público em Nanotecnologia da Renanosoma em 2008, serão realizados esta semana mais 3 bate-papos virtuais sobre nanotecnologia. Para participar, entre em http://meebo.com/room/nanotecnologia .

Nanocompósitos em eletroquímica e líquidos iônicos

- Segunda-feira, 14 de janeiro, 14 horas, com o professor Roberto Manuel Torresi. Professor do Instituto de Química da USP, é doutor em Ciências Químicas pela Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, com pós-doutorado na Universidade Pierre et Marie Curie, na França. Leia mais!

Propriedades eletrônicas de nano-estruturas e nanotubos de carbono

-Quarta-feira, 16 de janeiro, 14 horas, com o professor Hélio Chacham. Professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais, é vice-coordenador da Rede Nacional de Pesquisa em Nanotubos de Carbono do CNPq, além de ser também vice-coordenador do Instituto do Milênio de Nanotecnologia. Leia mais!


Interfaces metal/polímero e inteligência artificial para polímeros

- Sexta-feira, 18 de janeiro, 10 horas, com o convidado Ronaldo Giro. Pós-doutorando em Física na USP, é membro do Grupo Nanomol e tem mestrado e doutorado em Física pela Unicamp. Leia mais!

Bate-papos Nanotecnológicos

A Renanosoma, por meio de projeto aprovado em edital do CNPq, realiza bate-papos semanais sobre nanotecnologia, com diferentes pesquisadores convidados. Os chats são sempre nas segundas e quartas-feiras às 14 horas, e nas sextas-feiras às 10 horas, neste endereço: http://meebo.com/room/nanotecnologia

- Saiba como foram os chats anteriores!
- Esclareça suas dúvidas para usar o sistema de chat
 


Nano-papos esta semana: Energia Solar, Microfluidos e Simulação

16 de Dezembro de 2007, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Serão realizados esta semana os últimos 3 colóquios virtuais de 2007 sobre nanotecnologia da Renanosoma, esta área multidisciplinar que trata da manipulação da matéria em escala atômica. Os convidados entrevistados serão um bioquímico, um engenheiro eletrônico e um físico.

Para participar, basta entrar no site http://meebo.com/room/nanotecnologia/ nos dias e horários marcados e digitar seu nome de usuário. A duração de cada bate-papo é de uma hora.  

- Segunda-feira, 17 de dezembro, 16 horas (horário diferente do padrão):

“Nanobiotecnologia e energia solar”
, com o professor Sérgio Brochsztain. Graduado em Farmácia e Bioquímica, a equipe de seu projeto de pesquisa tem produzido “filmes automontados ultrafinos e sílicas mesoporosas dopados com imidas aromáticas”, materiais nanoestruturados com aplicações para energia solar.

- Quarta-feira, 19 de dezembro, 14 horas:

“Microfluidos e processos químicos preliminares à nanotecnologia”
, com o professor Mario Ricardo Gongora Rubio: Engenheiro eletrônico, o convidado é pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo, da Escola Politécnica da USP e professor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), além de ter sido coordenador da Rede IPT de Micro e Nanotecnologia. Publicou em 2005 o artigo “Nanotecnologia: a última fronteira tecnológica”.

- Sexta-feira, 21 de dezembro, 10 horas:

“Simulação Computacional de Nanoestruturas”,
com o professor Antônio José Roque da Silva. Físico, o convidado é professor livre-docente pelo Instituto de Física da USP, com o tema “Simulações Atomísticas de Materiais”. Trabalha especialmente com simulação computacional e cálculos de estrutura eletrônica e propriedades de transporte eletrônico, com foco em nanoestruturas.

Obs.: A participação de alguns entrevistados foi adiada em relação ao informe da semana passada, devido a imprevistos.

Projeto Engajamento Público em Nanotecnologia

Os encontros fazem parte do projeto Engajamento Público em Nanotecnologia, aprovado em edital do CNPq e coordenado pela Rede de Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Renanosoma), sediada no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo. Saiba mais no site: http://nanotecnologia.incubadora.fapesp.br/

Contamos com sua presença e divulgação!
Maurício Kanno
Jornalista e bolsista CNPq /
Renanosoma (Rede de Pesquisa em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente)
http://nanotecnologia.incubadora.fapesp.br
(11) 9564-4568 / 3675-5323



Nanotecnologia na Filosofia da Ciência: bate-papo com Osvaldo Pessoa

22 de Novembro de 2007, por Desconhecido - 55 comentários

Nesta sexta-feira, 23 de novembro, às 10 horas, o convidado Osvaldo Pessoa, graduado em Física e Filosofia, mestre em Física Experimental pela Unicamp e doutor em História e Filosofia da Ciência pela Indiana University, discute com os interessados a Nanotecnologia na Filosofia da Ciência.

Para participar, basta entrar no horário marcado no endereço http://www.meebo.com/room/nanotecnologia/ . A duração do bate-papo é de uma hora.

Osvaldo Pessoa hoje leciona no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH) da USP. Mas já trabalhou em diversas outras instituições: Centro de Lógica e Epistemologia da Unicamp, Mestrado de Ensino de Ciências do Instituto de Física da USP, Instituto de Estudos Avançados da USP, Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Na Bahia, ajudou a montar o Mestrado em Ensino, Filosofia e História da Ciência.

Projeto Engajamento Público

O encontro faz parte das atividades do projeto Engajamento Público em Nanotecnologia, coordenado pela Rede de Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Renanosoma) e aprovado em edital financiado pelo CNPq. A cada segunda e quarta-feira, às 14 horas, e sexta-feira, às 10 horas, um convidado fala sobre seu trabalho na área de nanotecnologia.

Para consultar o resultado dos encontros anteriores, visite http://chatlogs.meebo.com/room/nanotecnologia/logs/ e http://chat.ipt.br/renanosoma/index.php?resumo . Já no endereço http://chatlogs.meebo.com/room/nanotecnologia/logs/today/ , você encontra o arquivo do bate-papo realizado no mesmo dia.

Contamos com sua presença!

Maurício Kanno
(11) 9564-4568 / 3675-5323
Jornalista e bolsista Renanosoma / CNPq

Saiba mais sobre o professor Osvaldo Pessoa



7 Nano-chats sobre Semicondutores, Trabalho, Bioética, Genética e Câncer!

19 de Outubro de 2007, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Ae, turma, cada vez consigo uma programação mais antecipada! Quero ver essa turma do Stoa discutindo nanotecnologia!

Até 9 de novembro, às segundas e quartas à tarde e sextas-feiras de manhã, acontecem 7 encontros virtuais sobre nanotecnologia, esta nova área do conhecimento multidisciplinar, que trata da manipulação da matéria em escala atômica.

 

Em cada dia, um pesquisador dedicado ao tema estará disponível para conversar, da USP, PUC/Cambridge, Universidade São Camilo, Universidade Estadual de Maringá, grupo IIEP e Fundacentro.

 

Para participar, basta entrar em http://chat.ipt.br/renanosoma/index.php?agenda no dia e hora marcados, clicar no assunto atual e digitar seu nome de usuário. A duração de cada bate-papo é de cerca de uma hora.

 

22/10/2007, segunda-feira, 14 horas
Transporte em nanoestruturas
Guennadii Michailovich Gusev - Físico e doutor em Física pela Novosibirsk State University (1981), na Rússia. É professor titular do Instituto de Física da USP. Sua livre-docência foi sobre transporte em nanoestruturas semicondutoras e sistemas mesoscópicos (entre macro e nano).

24/10/2007, quarta-feira, 14 horas
Nanotecnologia, Educação e Trabalho
Alexandre Custódio Pinto - Físico e mestre em Ensino de Ciências, com dissertação sobre a tradição cultural e contraste de teorias no ensino de Física. Publicou livros adotados por redes estaduais de ensino médio. Pesquisador do grupo Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas (IIEP).

26/10/2007, sexta-feira, 10 horas
Ética e experimentação com animais
Carlos Naconecy - Engenheiro civil e filósofo, mestre e doutor em Filosofia pela PUC do Rio Grande do Sul com período sanduíche na Universidade de Cambridge, sua tese é sobre o biocentrismo moral e o bio-respeito em ética ambiental. Publicou o livro “Ética & Animais”.

29/10/2007, segunda-feira, 14 horas
Bioética e Nanotecnologia
João Carlos Ledo - Engenheiro eletrônico pela FEI, MBA em marketing pela FGV, é mestre pela Universidade São Camilo em Bioética. Sua dissertação abordou as questões bioéticas suscitadas pela Nanotecnologia.

31/10/2007, quarta-feira, 14 horas
Nanotecnologia, Segurança do Trabalhador e a Fundacentro
Arline Sidnéia Abel Arcuri - Bacharel em Química e pesquisadora da Coordenação de Higiene do Trabalho, da Divisão de Agentes Químicos da Fundacentro, fundação do Ministério do Trabalho e Emprego.

05/11/2007, segunda-feira, 14 horas
Nanotecnologia e Genética
Henrique Krieger - Graduado em História Natural, na área de Genética é doutor pela Universidade do Hawaii e também livre-docente pela USP. Professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e premiado pela presidência do Brasil como Comendador da Ordem do Mérito Científico.

09/11/2007, sexta-feira, 10 horas
Tratamento de câncer com nanotecnologia
Celso Vataru Nakamura - Graduado em Farmácia Bioquímica, é mestre e doutor em Microbiologia. Professor da Universidade Estadual de Maringá (PR), especializou-se em Produtos Naturais e Sintéticos Biologicamente Ativos. Desde 2006, coordena projeto para tratar câncer de próstata com nanotecnologia.

Os encontros fazem parte do projeto Engajamento Público em Nanotecnologia, apoiado pelo CNPq e coordenado pela Rede de Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Renanosoma), sediada no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo. Saiba mais no site: http://nanotecnologia.incubadora.fapesp.br/

 

Contamos com sua presença!

 

Maurício Kanno

 

Renanosoma / IPT