Ae, turma, cada vez consigo uma programação mais antecipada! Quero ver essa turma do Stoa discutindo nanotecnologia!

Até 9 de novembro, às segundas e quartas à tarde e sextas-feiras de manhã, acontecem 7 encontros virtuais sobre nanotecnologia, esta nova área do conhecimento multidisciplinar, que trata da manipulação da matéria em escala atômica.

Em cada dia, um pesquisador dedicado ao tema estará disponível para conversar, da USP, PUC/Cambridge, Universidade São Camilo, Universidade Estadual de Maringá, grupo IIEP e Fundacentro.

Para participar, basta entrar em http://chat.ipt.br/renanosoma/index.php?agenda no dia e hora marcados, clicar no assunto atual e digitar seu nome de usuário. A duração de cada bate-papo é de cerca de uma hora.

22/10/2007, segunda-feira, 14 horas
Transporte em nanoestruturas
Guennadii Michailovich Gusev - Físico e doutor em Física pela Novosibirsk State University (1981), na Rússia. É professor titular do Instituto de Física da USP. Sua livre-docência foi sobre transporte em nanoestruturas semicondutoras e sistemas mesoscópicos (entre macro e nano).

24/10/2007, quarta-feira, 14 horas
Nanotecnologia, Educação e Trabalho
Alexandre Custódio Pinto - Físico e mestre em Ensino de Ciências, com dissertação sobre a tradição cultural e contraste de teorias no ensino de Física. Publicou livros adotados por redes estaduais de ensino médio. Pesquisador do grupo Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas (IIEP).

26/10/2007, sexta-feira, 10 horas
Ética e experimentação com animais
Carlos Naconecy - Engenheiro civil e filósofo, mestre e doutor em Filosofia pela PUC do Rio Grande do Sul com período sanduíche na Universidade de Cambridge, sua tese é sobre o biocentrismo moral e o bio-respeito em ética ambiental. Publicou o livro “Ética & Animais”.

29/10/2007, segunda-feira, 14 horas
Bioética e Nanotecnologia
João Carlos Ledo - Engenheiro eletrônico pela FEI, MBA em marketing pela FGV, é mestre pela Universidade São Camilo em Bioética. Sua dissertação abordou as questões bioéticas suscitadas pela Nanotecnologia.

31/10/2007, quarta-feira, 14 horas
Nanotecnologia, Segurança do Trabalhador e a Fundacentro
Arline Sidnéia Abel Arcuri - Bacharel em Química e pesquisadora da Coordenação de Higiene do Trabalho, da Divisão de Agentes Químicos da Fundacentro, fundação do Ministério do Trabalho e Emprego.

05/11/2007, segunda-feira, 14 horas
Nanotecnologia e Genética
Henrique Krieger - Graduado em História Natural, na área de Genética é doutor pela Universidade do Hawaii e também livre-docente pela USP. Professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e premiado pela presidência do Brasil como Comendador da Ordem do Mérito Científico.

09/11/2007, sexta-feira, 10 horas
Tratamento de câncer com nanotecnologia
Celso Vataru Nakamura - Graduado em Farmácia Bioquímica, é mestre e doutor em Microbiologia. Professor da Universidade Estadual de Maringá (PR), especializou-se em Produtos Naturais e Sintéticos Biologicamente Ativos. Desde 2006, coordena projeto para tratar câncer de próstata com nanotecnologia.

Os encontros fazem parte do projeto Engajamento Público em Nanotecnologia, apoiado pelo CNPq e coordenado pela Rede de Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Renanosoma), sediada no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo. Saiba mais no site: http://nanotecnologia.incubadora.fapesp.br/

Contamos com sua presença!

Maurício Kanno

Renanosoma / IPT