Serão realizados esta semana os últimos 3 colóquios virtuais de 2007 sobre nanotecnologia da Renanosoma, esta área multidisciplinar que trata da manipulação da matéria em escala atômica. Os convidados entrevistados serão um bioquímico, um engenheiro eletrônico e um físico.

Para participar, basta entrar no site http://meebo.com/room/nanotecnologia/ nos dias e horários marcados e digitar seu nome de usuário. A duração de cada bate-papo é de uma hora.  

- Segunda-feira, 17 de dezembro, 16 horas (horário diferente do padrão):

“Nanobiotecnologia e energia solar”
, com o professor Sérgio Brochsztain. Graduado em Farmácia e Bioquímica, a equipe de seu projeto de pesquisa tem produzido “filmes automontados ultrafinos e sílicas mesoporosas dopados com imidas aromáticas”, materiais nanoestruturados com aplicações para energia solar.

- Quarta-feira, 19 de dezembro, 14 horas:

“Microfluidos e processos químicos preliminares à nanotecnologia”
, com o professor Mario Ricardo Gongora Rubio: Engenheiro eletrônico, o convidado é pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo, da Escola Politécnica da USP e professor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), além de ter sido coordenador da Rede IPT de Micro e Nanotecnologia. Publicou em 2005 o artigo “Nanotecnologia: a última fronteira tecnológica”.

- Sexta-feira, 21 de dezembro, 10 horas:

“Simulação Computacional de Nanoestruturas”,
com o professor Antônio José Roque da Silva. Físico, o convidado é professor livre-docente pelo Instituto de Física da USP, com o tema “Simulações Atomísticas de Materiais”. Trabalha especialmente com simulação computacional e cálculos de estrutura eletrônica e propriedades de transporte eletrônico, com foco em nanoestruturas.

Obs.: A participação de alguns entrevistados foi adiada em relação ao informe da semana passada, devido a imprevistos.

Projeto Engajamento Público em Nanotecnologia

Os encontros fazem parte do projeto Engajamento Público em Nanotecnologia, aprovado em edital do CNPq e coordenado pela Rede de Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Renanosoma), sediada no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo. Saiba mais no site: http://nanotecnologia.incubadora.fapesp.br/

Contamos com sua presença e divulgação!
Maurício Kanno
Jornalista e bolsista CNPq /
Renanosoma (Rede de Pesquisa em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente)
http://nanotecnologia.incubadora.fapesp.br
(11) 9564-4568 / 3675-5323