A Lei 12.305 de 2010, regulamentada e aprovada, contando também com um acordo setorial assinado por fabricantes, comerciantes e importadores de equipamentos eletroeletrônicos , que foi apresentado este ano, em 2016 não foram suficientes ainda para mudar o quadro dos resíduos eletroeletrônicos, e as consequencias que o descarte irregular causa ao meio ambiente.

Vemos ainda grandes quantidades de equipamentos descartados irresponsavelmente apesar do grande potencial de reciclagem, sendo disposto em aterros e ainda pior, em lixões, causando sérios problemas de saúde e desperdício de matéria prima.

A industria do futuro será certamente baseado no reaproveitamento de materiais, mesmo porque toda matéria prima é finita, e o consumo crescente.Não nos imaginamos mais sem os equipamentos que hoje facilitam nossa vida, e precisamos assim  cada vez mais matéria prima, cada vez mais cara e de dificil extração.

Investir hoje, portanto, em métodos cada vez mais eficientes e com custos menores de reciclagem trata-se do melhor caminho para retomada do cresciemnto econômico ecologicamente correto.

As formas de trazer essa importância para a população, e a facilitação da devolução dos materiais pós uso é um grande desafio a ser vencido.

Mensurar o impacto ambiental da destinação irregular é uma das etapas mais difíceis e significativas do estudo dos resíduos eletreletrônicos, pois o controle sobre produção e importação nem sempre passa por meios legais.

Já descrevi aqui, em outras postagens os perigos na destinação irregular dos equipamentos , mas é sempre importante salientar que vivemos hoje com inúmeras doenças de causas nem sempre conhecidas, que podem ter origem em metais pesados, produtos químicos, contaminação dos alimentos e da água que poderiam ser evitadas e diminuidas com gestos simples em nosso dia a dia, como na destinação correta de materiais recicláveis, por exemplo.

Anexo video de propriedade da Rede Globo de Televisão, sobre a destinação do que popularmente chamamos lixo eletrônico para ilustrar essa discussão.

http://globoplay.globo.com/v/4867275/