Atualizado 15h: Moodle do Stoa fora do ar!

1 de Abril de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por volta de 8h28 de hoje, dia 2 de abril, apareceram problemas com o base de dados por trás do Moodle do Stoa novo. 

Chamamos os administradores de sistema e analistas do CCE e IME, que nesta instante estão trabalhando para diagnostizar e consertar o problema.

Em breve deixaremos mais notícias sobre o ocorrido aqui.

Atualizado 15h dia 2 de abril: recuperamos o sistema.

Importante:  dados, posts, envios de arquivos etc. inseridos entre 8h28 e 15h de hoje, segunda-feira dia 2 e abril, devem ser re-enviados!

Apuramos que a causa do problema era a falha na rede "SAN" que provê os storage dos nossos (e outros) servidores. Este problema afetou vários serviços da USP e o CCE está neste momento investigando o que aconteceu e tomando providências para evitar a re-occorência. 

Lamentamos o occorido e vamos analisar como melhorar

  1. o sistema de monitoramento (mais pessoas podiam ter sido avisados, o que poderia ter diminuido o tempo de recupearação um pouco)
  2. a robustez do sistema: nada vai manter um base de dados no ar quando o sistema de arquivos debaixo dele some, mas é possível configurar uma arquitetura com mais redundância, o que neste caso poderia ter feita a diferença entre um interrupção de algumas horas e uma de alguns minutos. 

 

Agradecemos o apoio ágil dos equipes do CCSL / IME e o CCE que ajudaram na recuperação da base.

Ewout ter Haar - Equipe Stoa



Dicas para os ingressantes da USP

14 de Fevereiro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

 

Bem-vindos ingressantes da USP!

Vejam o "Mini" manual com dicas para recém ingressantes  dicas de sobrevivência imprescindível.

O manual foi iniciado pela Andréa e agora é um documento colaborativo que todos podem editar.

O texto pode ser re-distribuído e re-usado sob as condições da licença CreativeCommons Atribuição, Não-Comercial

 



Atualização dos servidores 20/07 às 10h

19 de Julho de 2011, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Em alguns minutos re-startaremos os servidores do Stoa.

Atualização (10h45): e...., voltamos.



Oficina Novo Stoa / Noosfero 6 de maio (atualizado)

30 de Abril de 2011, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Atualizado quarta 04/05: Houve uma re-organização do evento. Quinta-feira a tarde vai ser dedicado a discussões mais técnicas e de implementação. Esta reunião será na sala 101/102 Bloco B do IME-USP. A sexta-feira será mais interessante para o público em geral e acontecerá no Auditório do NUMEC - bloco D do IME-USP (ao lado do bloco C). A IME fica no Rua do Matão, 1010, Cidade Universitária (melhor acesso pela Av. Luciano Gualberto). 

 

Veja embaixo as detalhes atualizadas do encontro. 

Está se formando um consenso que o novo software que implementará o reboot do Stoa vai ser o Noosfero. Quinta e sexta-feira vamos discutir a migração para o novo sistema. Todos os interessados são convidados a participar

Veja o anúncio oficial: 

No dia 06 de maio de 2011, será realizado o Workshop Noosfero/Stoa 2.0 - Nova geração de redes sociais da USP, pelo CCSL-IME, ECA, IF e NUMEC.

O Stoa (stoa.usp.br) é uma rede social dos estudantes, professores,  funcionários e ex-membros da Universidade de São Paulo (USP). É uma  iniciativa do CTI-USP que tem seu desenvolvimento e gestão feito por grupos  de pesquisa do IF, do IME, da ECA e outros da comunida USP.

O Noosfero (noosfero.org) é uma plataforma livre para redes sociais e de economia solidária, com foco na produção e compartilhamento de conteúdo. Esse software proporciona uma nova e moderna tecnologia que permite ao Stoa evoluir junto com as últimas tendências da Web, além de facilitar o atendendimento às demandas da USP, como, por exemplo, as idealizadas por pesquisadores da ECA,  por uma nova geração de redes sociais.

Isso porque, o Noosfero permite que dentro da rede cada usuário e comunidade tenha o seu espaço com total flexibilidade de personalização visual e gerenciamento de conteúdo. Dessa forma, diferentes características das pessoas, grupos, departamentos e comunidades da USP podem ser atendidas e respeitadas, mantendo todos dentro da mesma rede - o que potencializa o uso e crescimento da rede social da USP ao longo do tempo.

O Centro de Competência em Sofware Livre da USP é um dos colaboradores no desenvolvimento do Noosfero, que é um software livre 100% brasileiro. Assim, em parceria com o IF-USP, ECA-USP e NUMEC, convidamos todos a conhecerem em detalhes essa plataforma com um dos seus criadores, saber como está sendo usado pela USP, como colaborar com sua melhor utilização como plataforma da rede social Stoa e em projetos de pesquisas.


Atividades (06/05 - sexta-feira):

  • 10:30-12:00 Palestra: O que é o Noosfero? Seu diferencial das demais plataformas.  E o que vem por aí! - Venha debater o que se espera de uma rede social e ser o mais novo "Mark Zuckerberg".
    (Vicente Aguiar - Colivre)
  • 14:00-15:00 - Palestra: O uso do Noosfero com os alunos das disciplinas "Biblioteca, Informação e Sociedade" (ECA/USP) e "Introdução a Computação" (IME/USP).
    (Leonardo Assis - ECA/USP e Suzana Santos - IME/USP)
  • 15:00-16:15 Tutorial (1): Visão geral do Noosfero: explorando seus recursos.
    (Vicente Aguiar - Colivre)
  • 16:30-18:00 - Tutorial (2): Configurando e Administrando seu Noosfero.
    (Vicente Aguiar - Colivre)
(OBS: a programação foi alterada para deixar todas as atividades em um único dia.)

Local:

  • Auditório do NUMEC - bloco D do IME-USP (ao lado do bloco C).
  • Rua do Matão, 1010, Cidade Universitária (melhor acesso pela Av. Luciano Gualberto).

Inscrição:

Os interessados em participar de alguma das atividades do workshop devem se cadastrar na rede Noosfero/Stoa (http://noo.stoa.usp.br), que está em teste, e se juntar à comunidadeNoosfero (http://noo.stoa.usp.br/noosfero). O evento é gratuito.


Palestrantes:

  • Leonardo Assis: Mestrando da Escola de Comunicações e Artes da USP. Junto com o Prof. Dr. Luís Milanesi, é um dos reponsáveis dos estudos e testes do Noosfero/Stoa 2.0 na ECA-USP.
  • Suzana Santos: Aluna do 3º ano do curso de Ciência da Computação do IME-USP. É monitora da disciplina "Introdução a Computação", ministrada pelo Prof. Dr. Fabio Kon, onde também colabora com os testes do Noosfero/Stoa 2.0.


Indisponibilidade temporária

16 de Março de 2011, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

 

Aviso: agora há pouco, aprox. 20h de quinta-feira 17/03 houve uma sobre-carga do servidor, fazendo com que o serviço ficou fora do ar por algum tempo. Estamos investigando o que aconteceu para tomar as medidas cabíveis. Pedimos desculpas por qualquer inconveniência e sua paciência será apreciada.

Ewout ter Haar - Equipe Stoa