11111

21 de Agosto de 2009, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A grande maioria dos novos usuários do Stoa vêm para o Moodle do Stoa (2900 usuários agora), mas se uma fração, mesmo que seja pequena, entre aqui em contato com ferramentas para compartilhar documentos (em vez de mostrar só para o seu professor) e participar (em vez de somente consumir "educação"), já valeu a pena.



Períodos de indisponibilidade do Stoa nesta quarta dia 19, 18:00 - 22:00

16 de Agosto de 2009, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Veja o email que recebemos do responsável do CCE

Nesta quarta-feira, dia 19/8/2009, entre as 18:00 e 22:00, será
realizado um procedimento de manutenção no IDC do CCE.

Durante esta manutenção, poderão ocorrer períodos de indisponibilidade
da rede para todos os serviços hospedados, incluindo-se e-mail, DNS
primário e terciário.

Roberto Greiner
CCE-USP

(isto vai afetar o Moodle do Stoa e os sistemas Júpiter et al também)



Revisão por Pares dos conteúdos no Stoa

10 de Agosto de 2009, por Desconhecido - 1212 comentários

No Stoa, o princípio básico é que o usuário controla o seu espaço e é responsável por ele. Mas o Stoa não é um puro conjunto de espaços independentes: inevitavelmente crie-se costumes e normas (às vezes não escritas) de como um espaço no Stoa deve ser usado.

A minha posição pessoal sempre era que o Stoa deveria ser mais uma plataforma, mais um conjunto de espaços independentes, usados do jeito que cada um bem entendesse, do que uma comunidade. Mas não tem como negar que deve haver meios de interação entre os espaços e ferramentas que possibilitam revisão por pares e moderação distribuída.

Temos agora duas novas ferramentas, cujo objetivo é justamente a revisão por pares, buscando a criação de consenso por meio de comunicação entre os participantes (ou pelo menos, deixar explícito a posição de cada um).

Trackback interno

Um trackback é um link que aparece automaticamente entre os comentários do post B se um link a este post e feito no post A. Assim, crie-se automaticamente um vínculo entre os posts A e B, que pode ser usado para conversação distribuida. Para criar o trackback, basta linkar para um post no Stoa: veja como aparece o trackback no post que linkei acima (e aqui).

Um trackback não pode ser apagado pelo dono do post B, ao contrário que um comentário comum.

Comunidade de Moderação

É claro que conflitos devem ser resolvidos preferencialmente entre os partes involvidos, mas às vezes um espaço neutro de discussão é apropriado. O Renato sugeriu esta solução: uma comunidade, acessível somente para usuário do Stoa, com a finalidade de discutir questões de uso do sistema. Veja a descrição da comunidade:

Esta comunidade destina-se a discutir e resolver, de forma transparente, problemas envolvendo conteúdo considerado inapropriado.

Toda a comunidade está convidada a participar. Caso houver dúvidas ou conflitos, o primeiro passo pode ser discutir o assunto com o dono do conteúdo (ou moderador da comunidade), por meio de um comentário ou uma mensagem interna. Mas comentários podem ser apagados pelo dono do post.

Assim, esta comunidade pode ser usado como um espaço neutro. Qualquer um pode criar posts neste comunidade (junte-se à comunidade primeiro). A idéia é que se busca consenso.

Pedimos deixar todos os posts aqui visível para a comunidade do Stoa (Restrições de Acesso: Usuários do sistema).

Já começei algumas discussoes. Participe nas discussões (se não participar, se supõe que seu ponto de vista é adequademente representada) e levante qualquer dúvida que tenha.

(Ewout ter Haar - Equipe Stoa)



O Wiki do Stoa

30 de Julho de 2009, por Desconhecido - 33 comentários

O Wiki do Stoa é o nosso serviço menos utilizado, mas com potencial enorme. O nosso wiki foi idealizado pelo Everton, foi usado bem no início pelo Prof. Luli e os seus alunos, é usado para a documentação do Stoa, é usado para catalogar os equipamentos de video-conferência a USP e mais. Mas dá para fazer muito mais.

Atualizei o software (MediaWiki, o software que o wikipedia usa) um mês atrás para a sua última versão. Aproveitei e re-escrevi a integração com o base de usuários do Stoa: antes o sistema tentava descobrir se estava logado no Stoa e caso sim, logava você automaticamente. Mas não era um sistema robusto e fiz agora um esquema igual ao que temos no Moodle do Stoa. Temos agora somente "senha única": para se logar no wiki.stoa.usp.br vai usar o sistema de autenticação do MediaWiki, mas pode usar o seu usuário (não o seu número USP, ainda) e a sua senha do Stoa.

A atualização do software possibilitou outras melhorias:

  1. Agora visitantes (pessoas não logados, talvez porque não tem número USP) podem contribuir. Atendendo a sugestão do Abdo, instalei o plugin "Flagged Revisions" e configurei o sistema para funcionar assim: se um visitante deixar uma contribuição, não será visível na página titular (ou "aprovada"). As próximas edições serão feitas numa página "rascunho", até um usuário logado aprova o rascunho que então virá a página titular. Este usuário do Stoa será então o responsável pela página.

    Os mecanismos normais de MediaWiki funcionam normalmente no caso de contribuições não-apropriadas (spam, etc.): qualquer um pode, com 2 cliques do mouse, reverter qualquer edição. Estas mudanças serão somente visível na página "rascunho", até um usuário aprova a revisão atual do rascunho.

  2. Temos a última versão do plugin para "Google Maps", permitindo inserir mapas com referências a páginas neste wiki. Veja um exemplo de uso aqui.
  3. Todas as opções no seu perfil no Wiki agora funcionam: vigiar determinadas páginas (após ter confirmado o seu email), preferências de matemática, edição, etc.

Casos de uso:

De uma maneira geral a tecnologia Wiki é especialmente apropriado para a confecção de documentos colaborativos. Mas pode ser usado também como uma maneira simples de colocar conteúdo na Web. Algumas possibilidades:

  1. O Abdo quer usar o wiki para colaborar num projeto de pesquisa com os seus colaboradores. Agora pode mandar o link do projeto para os seus colegas e entrar de vez em quando para dar o aval à última versão da página. Repare também que pode ir no seu perfil e ligar notificações, permitindo assim acompanhar via email qualquer mudança em páginas de seu escolha
  2. Um professor pode criar a página de planejamento do seu curso. É uma maneira muito simples e ágil de disponibilizar e centralizar informações. Um uso mais interessante é deixar os seus alunos construir algo de útil colaborativamente, relatórios, por exemplo.
  3. Mas e se algo acontecer com o servidor do Stoa? Todo este trabalho será perdido? Não! O MediaWiki tem um sistema bem desenvolvido de exportação/importação de páginas. Pode exportar as suas páginas e importar em qualquer outra instância de MediaWiki. (Isto é verdade para o nosso Moodle também.)
  4. É apropriado colocar qualquer coisa no Wiki do Stoa? Bem, claro que não: está trabalhando num contexto acadêmico. Uma pergunta relacionado é: devo trabalhar somente em baixo do meu próprio espaço (Usuário:nome-do-stoa)? Podemos discutir, mas pessoalmente acho que não vale a pena deixar o espaciço de nome principal "limpo". Estou colocando os meus projetos (o meu curso por exemplo) diretamente no espaço de nomes principal, e deixo o meu espaço pessoal para testes. 
  5. O caso de uso mais revolucionário seria como ferramenta de planejamento e tomada de decisões, implementando o que vocês jovens chamam de "transparência radical". Convido todos os grupo de trabalho, de qualquer natureza, usar este wiki para os seus atos de reuniões, relatórios e outros documentos.

Discutem.

Ewout ter Haar



Doe sangue e convide alguém a doar

8 de Julho de 2009, por Desconhecido - 44 comentários

Entre para a Corrente Sanguínea. Doe e convide alguém a doar

Uma nova campanha de doação de sangue do Ministério da Saúde, veiculado aqui a pedido da Ana.

Favor re-bloggar, re-tweetar, etc.