Novas Políticas de Moderação

13 de Maio de 2009, por Desconhecido - 77 comentários

Esperamos que no próximo dia 22, como anunciado anteriormente, uma comissão reformulará os mecanismos de moderação da plataforma Stoa. A configuração da página inicial do sistema fará parte das discussões. Aguardando os resultados das discussões e a pedido do Prof. Gil da Costa Marques, o coordenador do CTI, estamos mantendo por agora a página de rosto do site vazio.

Todas as outras funcionaliades ficarão mantidos, por agora, e o sistema poderá ser utilizado normalmente. 



Portabilidade de dados e Redirecionamento

1 de Maio de 2009, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

É claro que o valor dos seus dados dependem em parte da rede em que estão inserido. Qualquer coisa não trivial depende das suas interações com o ambiente, o todo é maior do que a soma das partes, etc. Mesmo assim, é importante poder pegar as suas coisas e replantar eles em outros lugares. Assim: mudanças recentes:

  1. Agora o arquivo xml (formato Atom) com os posts exportados ("Configurações / Exportar ou http://stoa.usp.br/nome-de-usuario/export/) inclui também os posts que fez em comunidades.
  2. O export do arquivo zip com todos os seus arquivos deve funcionar melhor (comigo funcionou, pelo menos: consegui exportar um .zip de 148 MB).
  3. É possível redirecionar o endereço  http://stoa.usp.br/nome-de-usuario para um outro endereço na Web: Configurações, aba Moderação , esconder ou redirecionar o seu perfil. Veja também o que Google diz sobre HTTP 301
  4. Usuários podem se remover. Isto irreversívelmente remove o seu perfil, todos os seus posts,arquivos, etc.

testei uma vez a importação do arquivo Atom dos posts gerado pela Stoa no blogger.com, mas não garanto nada. Não sei como seria no wordpress.com. Estão faltando os comentários. Stoa é código aberto e: "Patches welcome"!

Ewout



Stoa em Manutenção

29 de Abril de 2009, por Desconhecido - 2323 comentários

O projeto Stoa (em particular a sua rede social) está passando por uma reformulação do seu modelo de gestão a fim de se integrar melhor com a estrutura organizacional da instituição em que está inserido. Uma comissão ou grupo de trabalho será formado que formulará novas diretrizes. Esperamos poder voltar em breve com todas as funcionalidades da plataforma. Para mais informações e sugestões entre em contato via suporte@stoa.usp.br

Prof. Dr. Ewout ter Haar 

Atualização 04/05/2009 (Ewout): Após um feriadão para esfriar os ânimos, resolvemos colocar o Stoa no ar novamente, primeiro e mais importante, para não prejudicar as pessoas e usuários do Stoa que não tem nada a ver com discussões acerca do modelo de gestão do projeto. Ainda não foi definido como vai ser este novo modelo, mas tenho toda esperança que conseguiremos achar um modelo que atende às necessidades de todas as partes interessadas.



Sobre uma falsa notícia veiculada no Stoa

27 de Abril de 2009, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

 Às 18h do dia 1 de abril o colaborador do Projeto Stoa, Everton Alvarenga, colocou uma notícia falsa (já retirada do sistema) sobre uma suposta reunião entre a Reitora da USP e o Governador do Estado. Na madrugada de dia 2 de abril, o Everton atualizou a notícia, tentando deixar claro que a notícia era uma mentira no contexto do “Dia das Mentiras”. Porém, este aviso não ficou claro suficiente.

Veja a mensagem do Everton Zanella Alvarenga aos involvidos

Prezados,

eu, Everton Zanella Alvarenga, ao ver um texto de 1º de abril de um colega, que simulava uma notícia sobre privatização da USP (reitero, a notícia era falsa), publiquei um post com esse texto numa comunidade do Stoa, por volta das 18h do dia 1º de abril. Logo na madrugada do dia 2 de abril, coloquei um aviso que o texto era falso. Apesar disso, algumas pessoas chegaram a discutir o assunto, mesmo sabendo que tratava-se de uma notícia falsa.

Fui informado pelos administradores do Stoa sobre a má repercusão do caso.  Infelizmente não esperava a dimensão que tomaria essa brincadeira e sinto muito pelos transtornos causados.

Os administradores do sistema deixaram um aviso mais incisivo que o texto é falso e ele está acessível apenas para usuários do sistema Stoa, ou seja, só pode ser lido por alguém que logar no sistema.

Atenciosamente,

Everton Zanella Alvarenga

Como coordenador do Projeto Stoa peço também desculpas por ter avaliado mal as repercussões do texto e do fato a notícia falsa ficou publicado após o dia 1 de abril. Faremos de tudo para evitar acontecimentos do gênero no futuro. Acreditamos que o Projeto Stoa é uma experiência inovadora de valor para a Universidade. Esperamos que os erros e acertos na implementação destas novas tecnologias não prejudiquem os usos legítimos da plataforma que acreditamos ser de grande valor para a instituição.

Prof. Dr. Ewout ter Haar - Equipe Stoa

(comentários desabilitados neste post)



Moderação e Privacidade

13 de Abril de 2009, por Desconhecido - 1Um comentário

Implementamos recentemente algumas funcionalidades novas. Agora é possível permitir e moderar comentários de visitantes do seu espaço no Stoa. Também é possível esconder o seu perfil completamente.

Moderação de comentários

A Web moderna possibilita além de mera divulgação também a comunicação entre pessoas. E estes pessoas incluem a comunidade USP como pessoas sem ligação direta com a USP. Veja o caso da médica Anete Abdo que está fazendo um ótimo trabalho de divulgação aqui no Stoa (exemplo). Para ela, a possibilidade de visitantes deixarem suas contribuições é importante. Por outro lado, ela não gostaria deixar qualquer um postar qualquer coisa nos comentários do blog dela. Agora, ela pode configurar o blog dela para moderar comentários de visitantes ou "anônimos" antes de serem publicados.

Para configurar isto, primeiramente, entre em "Configurações" (na barra de ferramenta, topo direito da tela)

 

Veja a nova opção: 

 

Clique em "Salvar".

Esconder o seu perfil

No último mês um grande número de usuários novos cadastraram-se no Stoa. Veja:

A razão é o novo serviço que estamos oferecendo: o Moodle da Stoa. Planejamos oferecer mais serviços deste tipo que não estão diretamente ligados ao serviço "rede social" do Stoa. Assim, o Stoa é usado somente como meio de autenticação (necessário até que tenhamos senha única na USP).

Mas isto significa que temos agora um certo número de usuários que não estão interessados em ter um perfil, um blog ou espaço de arquivos que podem compartilhar com o resto do mundo. Para estes usuários faz sentido poder esconder o seu espaço completamente, para que nem o nome fique visível para visitantes (em particular, o Google e outros serviços de busca). 

Para esconder seu perfil: "Configurações" -> "Moderação" -> "Esconder totalmente seu perfil" -> "Sim" -> Clique em "Salvar".