Novo Visual e Cadastro simplificado

15 de Março de 2009, por Desconhecido - 66 comentários

Nesta semana demos uma atualizada no visual da página principal do Stoa. A ideia do Luiz (que desenhou e implementou o design) é dar destaque aos três serviços do Stoa, além de facilitar como você chaga neles: a rede social, o wiki e o moodle.

Agora a pouco colocamos no ar também o novo cadastro simplificado no Stoa. O processo antigo tinha um passo onde verificamos a existência do email do usuário, mas isto dava muitos problemas como o hotmail.com (o convite caía no spam) e pessoas que se confundiam na hora de digitar seus emails (por exemplo @usp.com.br). Para resolver isso, simplesmente eliminamos o passo da verificação do email.

É claro que agora vamos ter problemas com usuários que não conseguem recuperar a sua senha. Espero que no futuro podemos usar métodos de identificação mais modernos do que a velha e insegura senha (e notificações via mensagens instantâneas).

Avise a gente se algo não estiver funcionando, por favor, por meio de um comentário aqui, um post na comunidade de suporte ou via o email suporte@stoa.usp.br.



Disciplinas da USP online e sistema Moodle integrado ao Júpiter e Fênix

27 de Fevereiro de 2009, por Desconhecido - 1Um comentário

Caros docentes, alunos e funcionários,

é com enorme satisfação que estamos divulgando a integração do do software Moodle ao Projeto Stoa. Mais um software que, por ser livre e de código aberto, pôde ser integrado de forma transparente aos sistema corporativos da USP, Júpiter e Fênix (vejam aqui nossa filosofia e como contribuir).

Sobre o sistema Moodle Stoa

Para acessar o Moodle onde ficarão algumas disciplinas da USP, acessem o endereço

http://moodle.stoa.usp.br

Você pode estar se perguntando: mas eu já uso o Moodle aqui no meu instituto, para que mais um?

O sistema Moodle Stoa está integrado com o Júpiter (disciplinas da graduação) e Fênix (disciplinas da pós-graduação). Isso torna a vida do professor e do aluno muito mais fácil. Após a criação do curso pelo docente no sistema Moodle Stoa, todos estudantes da disciplina entrarão automaticamente no espaço do curso, logo após que logarem pela primeira vez no Moodle.

Como a disciplina é criada

A criação da disciplina é bem simples. O docente precisa entrar no sistema Moodle Stoa no endereço

http://moodle.stoa.usp.br

e, na primeira vez que entrar no sistema, aparecerá o(s) nome(s) da(s) disciplina(s) que ele é responsável nesse semestre. Bastar clicar no nome da disciplina que uma interface intuitiva aparecerá para a criação da página.

Na medida que os alunos forem entrando no Moodle Stoa, eles são inscritos automaticamente nas disciplinas em que está matriculado no Júpiter (graduação) ou no Fênix (pós-graduação. 

Se o professor, por exemplo, estiver ministrando uma mesma disciplina para duas ou mais turmas turmas (e. g. uma no diurno e outra no noturno), mas quiser usar apenas uma página dentro do Moodle, só nos informar, através do email moodle@stoa.usp.br, para os alunos das duas várias turmas entrarem automaticamente no mesmo espaço do Moodle.

Mais detalhes na documentação do sistema Moodle Stoa ou nas perguntas frequentes relacionadas ao Moodle.

Suporte ao Moodle

Dúvidas sobre e sugestões ao sistema Moodle na USP poderão ser discutidas na comunidade

 http://stoa.usp.br/moodle

ou  enviando um email para moodle@stoa.usp.br.

Em breve teremos uma documentação sobre o sistema Moodle na central de ajudas do Stoa:

http://ajuda.stoa.usp.br

Integração com outros sistemas Moodle da USP

Se você quer continuar usando seu servidor Moodle já em funcionamento, entre em contato através do email suporte@stoa.usp.br pois instruiremos como usar nosso código para a integração com os sistemas corporativos da USP.

Para informações técnicas no nosso sistema de gerenciamento do código do Stoa, acesse aqui.

Criação de cursos ficará ainda mais fácil

A criação dos cursos pelos docentes, em breve, será feita por ele mesmo da forma mais simples e intuitiva possível e estará integrada com outras plataformas já usadas na USP. O docente poderá optar pelo sofware que ele quer usar (comunidade no Stoa, disciplina no Moodle, página pessoal, wiki etc.) e todos cursos passarão a ficar indexados para o acesso futuro de todo material produzido e deixado disponível pelo docente.

Integração com outros sistemas

Em breve, quando o sistema de senha única da USP estiver pronto, poderemos integrar o sistema Stoa, de forma ágil e prática, a qualquer outra iniciativa da USP voltada a ferramentas para o ensino online.

Perspectivas e Recursos Educacionais Abertos (Livres)

Iniciativas voltadas a Recursos Educacionais Abertos (Livres) vêm ganhando força ao longo dos últimos anos nas diversas universidades ao redor do mundo. A equipe Stoa está colaborando com iniciativas dessa natureza (veja aqui) e gostaríamos de estimular que todo material produzido para os cursos da universidade ficassem disponíveis abertamente ou, de preferência, livremente (livre não é a mesma coisa que aberto). Quem tiver interesse no assunto, visite o grupo de discussão abaixo

 http://groups.google.com/group/rea-lista

Um ótimo exemplo, também usando o sistema Moodle e em sintonia com a disponibilização de material didátivo é o Open Learn:

 http://openlearn.open.ac.uk/

Obrigado a todos que nos têm apoiado e esperamos que os softwares sendo oferecidos pelo projeto Stoa possam ser úteis para as atividades de pesquisa, ensino e extensão da Universidade de São Paulo.

Abraços!

Equipe Stoa



Dicas para os ingressantes da Universidade de São Paulo

17 de Fevereiro de 2009, por Desconhecido - 22 comentários

Bem-vindos ingressantes da USP!

Vejam o post da Andréa "Mini" manual com dicas para recém ingressantes (atualizado em janeiro de 2009) para um manual de sobrevivência imprescindível.

O manual dela também está na página wiki e vocês podem editá-lo!

 http://wiki.stoa.usp.br/Manual_para_ingressantes

O texto pôde ser usado no wiki sem precisar pedir permissão à autora devido a licença escolhida (CreativeCommons Atribuição, Não-Comercial).



Manutenção do Stoa: sexta-feira dia 06/02/2009 (9h - 11h)

2 de Fevereiro de 2009, por Desconhecido - 22 comentários

Atualizado (06/02 à 1h20): nessa sexta-feira, entre 9h e 11h, faremos nossas últimas mudanças nessa bateria de manutenção do Stoa. Pequenas instabilidades nesse período poderão ocorrer. Contamos com sua compreensão. Estamos fazendo esforços para o Stoa ficar cada vez melhor e mais rápido para seus usuários. Atenciosamente, 

Equipe Stoa.

---

05/02 OK: No dia 5/02, sexta-feira de madrugada, vamos novamente fazer uma manutenção. Esta vez, é o próprio servidor do Stoa que vai mudar de máquina e IP. No dia de sexta-feira pode haver pequenas soluços, mas em princípio a migração deve ser transparente para os nossos usuários. Lembrem: se estiver em dúvida, pressione Ctrl-F5 no seu navegador.

---

04/02 OK: Hoje, na madrugada de 03 para 04 de fevereiro, por volta de meia-noite, vamos fazer uma pequena manutenção no banco de dados do Stoa. O sistema ficará cerca de 10 minutos fora do ar (se nada der muito errado...).



Algumas atualizações no Stoa

20 de Novembro de 2008, por Desconhecido - 55 comentários

Caros,

Algumas modificações foram feitas ao longo dos últimos dias no Stoa. São elas:

1. A barra de ferramentas (toolbar) ganhou um novo visual e o logo do Stoa está mais discreto.

2. É possível mudar o nome do cabeçalho do seu espaço no Stoa. Para isso:

  • Perfil -> Editar perfil -> Detalhes básicos -> Cabeçalho do seu perfil -> Salvar 
Esse cabeçalho aparecerá no topo do seu perfil.

3. Todos os posts do sistema agora possuem o seguinte aviso

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.

4. Mudança do visual da página principal para usuários não logados. Em breve, os videozinhos explicando como fazer algumas tarefas do Stoa aparecerão aleatoriamente.

5. Correções de alguns bugs, entre eles:

  • Tema USP corrigido para os fóruns;
  • Comentários de usuários externos agora funcionando normalmente;
  • Etc..
6. Os emails do Yahoo! voltaram a ser aceitos pelo nosso sistema.
 
7. Agora pode optar por receber notificações de novos comentários num post em que comentou.
 
8. Agora os votos de um post aparecem mais explicitamente. Essa é uma das primeiras medidas entre as que serão tomadas no sistema de avaliação dos posts e comentários no Stoa. Mais sobre isso será discutido, num futuro breve, em http://stoa.usp.br/destoa/forum
 
9. Ao comentar um post de blog ou tópico de fórum, você pode escolher a opção de continuar recebendo mensagens internas com os comentários subsequentes.
 
Observação: Não se esqueçam de pressionar Control-F5 no seu navegador para que as atualizações sejam totalmente atualizadas.
 
Se notarem algo estranho no sistema, por favor, nos avisem em http://stoa.usp.br/ajuda ou deixando um comentário aqui.
 
Atenciosamente,
 
Equipe Stoa