Neste breve texto, iremos tratar acerca da série Professor Iglesias, uma série de comédia com atores mexicanos e norte-americanos. Diferente das séries normais do gênero, Professor Iglesias tem um “quê” de superação, dado as vitórias pessoais da personagem principal (Gabe), que também estudou na escola que leciona e quando se formou voltou a mesma, a fim de ajudar seus alunos a se superarem pessoalmente e evoluírem enfrentando os desafios impostos pela vida. Iglesias tem de lidar com seus colegas, de diferentes personalidades, com sua diretora, o assistente dela e seus alunos. A série nos leva a pensar nossos papéis que lidamos durante nossas carreiras como docentes,e qual deve ser nossa postura frente aos desafios impostos pelo sistema educacional.Ademais, refletimos sobre o papel motivação que pode ser desempenhado pelo docente,a fim de ajudar os estudantes em suas jornadas e incentivá-los a mudar sua situação social e de sua família. No documento, trataremos de descrever cada episódio e as percepções do telespectador-narrador sobre os mesmos.

Quem ficou para trás

No episódio inicial temos a apresentação de todo o corpo docente e de Gabe. Ele é um professor bastante motivado e alegre com todo os seus alunos. A metodologia de aula e diferente e abrange todas as formas de ensinagem e aprendizado. Iglesias mostra que as formas de aprendizado são bastante diversas e o aprendizado por cada aluno, exige que o professor saiba respeitar o tempo e acreditar em suas capacidades. Contudo, o vice-diretor da escola pretende expulsar alguns alunos, pois, segundo ele, esses alunos não têm capacidade e não irão fazer a escola alcançar os níveis necessários para que seja considerada a melhor escola daquele bairro. A turma que os alunos não vão bem é a de Gabe, e isso o leva a recorrer a diretora para solicitar respostas.

Escola de verão

Gabe recebe a resposta que seus alunos não são “bons” para a imagem da escola, pois não alcançam boas notas e alguns faltam muito durante as aulas. Ele questiona seus alunos sobre o tema, e recebe deles explicações variadas, entre elas, a de que eles não se sentem tão capazes a realizar os exames, alguns têm de trabalhar para se sustentar e outros não se sentem tão inspirados para estudar a matéria além da aula. Com isso, o vice-diretor alega que terá de expulsar os estudantes. Gabe questiona a decisão e alega que aquilo era eliminar os alunos de um processo educacional, mas não os problemas dos estudantes. A diretora faz um acordo com o professor para que ele possa estudar e dar aulas de reforço para os estudantes durante as férias, a fim de elevar seus resultados e recompensar seus resultados anteriores. Com isso, o educador teve de abrir mão de uma viagem para que seus alunos pudessem participar das aulas de reforço. A medida é recebida com resistência pelos discentes, mas é aceita em seguida, pois os mesmos concordam que seria melhor estudar nas férias do que ser expulso da escola.

Coração a mil, mochila vazia

A escola também tenta emplacar como uma das melhores escolas da região, e para isso o vice-diretor e assistente, Carlos, busca implementar medidas que ajudem neste processo. Entre elas, estão a adoção de mochilas transparentes, que não permita os estudantes levar a escola qualquer material que não seja pertencente ao campo pedagógico-escolar. A medida, no entanto, é mal recebida pelos alunos e pelos professores, pois presume que os mesmos sempre farão coisas erradas e para que isso não aconteça é preciso tirar até mesmo a privacidade daquilo que os mesmos carregam em suas mochilas. Manifestações são organizadas contra a medida e a mesma é derrubada.

A seco

Neste episódio, o foco maior se dá para o Professor Iglesias, pois ele sofria do vício de alcoolismo e semanalmente se reúne com pessoas como ele para conversarem e reatarem os laços de amizade e sobriedade. No entanto, ele começa a sentir que está gostando de uma mulher e teme que isso possa afetá-lo como educador e em seu processo de recuperação.

Todo mundo odeia o Gabe

Gabe recebe em sua turma um novo aluno, mas o discente não gosta de estudar e o docente tem o desafio de incentivá-lo a ler e realizar os trabalhos escolares. O dilema enfrentado pelo professor é que se o atleta não passar na matéria (História) ele não poderá jogar no campeonato que acontecerá naquela mesma semana. Ainda assim, o jogador resiste e não faz o mínimo esforço para as aulas. Sendo assim, o professor dá mais uma semana para que ele possa entregar o trabalho. A medida é polêmica, e a maior parte da turma discorda da atitude do professor, que a tomou pensando no bem-estar de todos e no campeonato. Por fim, ele percebe que não estava sendo justo e acaba voltando atrás em sua medida, permitindo que todos tenha um tratamento igual. Sua aluna mais proeminente, Marisol, reconhece que o aluno precisa realizar o trabalho e desabafa que ela, mesmo trabalhando em três empregos diferentes consegue e se esforça para a realização de todas as atividades escolares. Sendo assim, o aluno consegue realizar o trabalho e também jogar no aguardado campeonato de sua escola. Gabe consegue o feito da realização da atividade, e percebe que o atleta é mais inteligente do que parece, apenas não se esforça para as atividades da escola.

Show de talentos

A escola irá celebrar um show de talentos, outrora os alunos alegam que não são capazes de realizar tal feito e que não tinham capacidade e nenhum talento. Gabe, para incentivá-los entra no show e incentiva todos os seus alunos a participarem com os seus talentos e habilidades pessoais. Com isso, o professor consegue animar um dos alunos a contar piadas no show e orgulhar sua mãe com o seu talento.

Greve de professores

Iglesias decide se reunir com os demais professores em um protesto por melhores condições de trabalhos. Todavia, os alunos necessitam estudar para uma competição acadêmica de perguntas gerais, que será celebrada em toda a escola. O professor decide lecionar em locais públicos e os protestantes concordam com isso. Ademais, relembra aseus alunos métodos de estudo e associação para a competição.

O Super Danny

A professora Abby recebe a visita de seu namorado e ele tenta reconquistá-la; as ações fracassam e o casal decide ficar um tempo separado para refletir sobre a relação vivida a dois. Iglesias também enfrenta problemas com uma de suas alunas que não quer visitar as maiores faculdades do país. A estudante decide que prefere estudar em uma faculdade pequena e próxima de sua casa, pois sempre quando volta do trabalho ela passa pela frente da mesma e reconhece que estaria muito bom para seu desempenho. Apesar disso, os professores inspiram a jovem e salientam que ela está muito além de suas próprias percepções pessoais. Marisol acaba mudando de opinião e reconhecendo que talvez ela esteja se menosprezando muito. Ela é a melhor aluna de sua turma, a mais esforçada e a mais participante.

Declato acadêmico

O Decatlo Acadêmico é um desafio estudantil que acontece na escola todos os anos e reúne diferentes turmas para uma competição de conhecimentos gerais, com a finalidade de definir os vencedores da competição e incentivar o estudo dos mesmos para que eles se esforcem e façam bons resultados no desafio. Marisol, que é da turma dos alunos mais fracos e com um resultado mais baixo é incentivada a ir para a turma dos estudantes avançados e ajudar a alavancar os resultados. A estudante estuda a possibilidade e acaba aceitando. Com o tempo ela descobre que aquela não é sua turma,pois os estudantes são extremamente competitivos e não tem pensamento de equipe, cada um pensa por si só. Marisol decide que sua verdadeira equipe é a dos alunos que ela sempre fez parte e ela volta a sua sala. No dia da competição muitos desafios são enfrentados, fica nítido que a turma dos alunos avançados tem maior facilidade com as perguntas, outrora os alunos de Gabe são mais unidos e tem métodos diversos de aprendizado. Por fim, a equipe de Gabe ganha e Marisol decide que o melhor lugar para ela estar é onde ela pode fazer alguma diferença.

Considerações finais

A série é emocionante, inspiradora e cheia de boas histórias. Os personagens são muito bem desenvolvidos e nos fazem querer fazer parte do enredo. Inglesais é um professor diferente, e sabe se colocar no lugar dos seus alunos mesmo quando a situação está ruim para ele. O educador entende que nenhum aluno deve ser excluído, pelo contrário, sua experiência como estudante revela que devemos sempre acreditar nos discentes e apoiar suas boas ideias mesmo quando elas não parecem ser consistentes nem para eles.O professor se mostra diferente de qualquer outro da escola e consegue ser reconhecido como o melhor professor de história da mesma. A admiração por parte dos alunos cresce porque o professor também se vê como alguém que precisa aprender. Gabe jamais se demonstra como o “grande conhecedor de todas as coisas”, ele sempre tenta buscar métodos de entendimento mútuo e discutir as possibilidades das ações dele e dos alunos. O mestre também prepara sempre suas aulas e não mede esforços para colocar o aluno como principal na sala de aula. As aulas participativas, a amizade do aluno e do professor e as ideias diversas e conhecimentos diversos são parte dessa trama que merece ser assistida o quanto antes. O professor não utiliza nenhum método novo, e ainda assim inova. Iglesias não é feito para aqueles que acham que sabem, mas para os que não sabem e que mesmo sabendo querem saber mais. A máxima do aprendizado contínuo, respeito,humildade e reconhecimento dos defeitos são elementos do enredo rico, grande e espetacular da série supracitada.