Muito se pergunta acerca de como deve ser o profissional do futuro, e se ele estará pronto para os desafios que serão impostos através das novas tecnologias e ferramentas que possibilitam a globalização no mundo, estreitando as relações sociais e diluindo suas fronteiras a entrevistas por Skype, currículos virtuais e vídeo-vitae. Para viabilizar as alternativas que inquietam esses funcionários e suas carreiras é preciso pensar além da mera relação profissional da venda de produtos-serviços e do salário, focando na qualificação acadêmica com a preparação de bons gestores de RH (Recursos Humanos) que estarão capacitados e altamente treinados para melhorar os processos de seleção e adquirir com precisão esses novos profissionais.

Para Josiane da Silva, do RH Portal e pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas, o processo de gestão é feito através da participação, capacitação e desenvolvimento do capital humano da organização. Usando-se da máxima, o profissional gestor de recursos humanos precisa estar preparado para capacitar e estar continuamente se capacitando, melhorando suas habilidades de desenvolvimento pessoal e utilizando-se das técnicas de relacionamento mais avançadas para captar os melhores colaboradores que cooperem de forma harmônica e contínua para o elevado grau de qualidade do negócio e desenvolvimento de novas competências que expandam os lucros, diminuam as despesas e otimizem os processos consolidando o nome da empresa no mercado.

A capacitação deste líder vai além das fronteiras empresariais, e deve estar conectada com as percepções e expectativas de médio-longo prazo dos servidores. O gestor terá de lidar com as pessoas de forma diplomática, respeitosa e igualitária. Seus desafios serão de acompanhar treinamentos, fazer cursos seguir as novidades de seu campo de atuação, constituindo boas relações de comprometimento no ambiente de trabalho que lhe ajude a consolidar a sua imagem e ampliar sua capacidade de motivação, liderança e confiança com seus subordinados. Assim, encarrando de frente os problemas que podem surgir, gerando produtividade e a melhor administração possível. Referências:

SILVA, Josiane da. O líder e os desafios de gerir pessoas. Acesso em: 14 de julho de 2019. Disponível em: .