Sou um daqueles estudantes, que tem um pé na sala e um olho nos cartazes. Estou sempre procurando atividades acadêmicas que ajudem a enriquecer meu currículo. Quando comento com meus amigos sobre as palestras da faculdade, alguns dizem que é bobagem e que “não vale a pena ouvir alguém por uma hora” sobre assuntos que desconhecemos. Quando ouço esse tipo de frase eu sempre paro de falar sobre o assunto, e começo a falar sobre coisas que a pessoa já conheça e que seja comum entre nós, pois sei que essa mentalidade não pode ser transformada por mim através de discussões rápidas e em 30 minutos. É preciso que essa pessoa decida se isso é bom para ela ou não, e até mesmo pense em ver uma palestra de seu interesse para entender a complexidade de cada evento e os assuntos abordados de forma delicada e sucinta.

Sendo assim, eu acredito que as palestras são parte essencial da vida de qualquer graduando, técnico e até mesmo alunos de nível médio. Aqueles que já se conscientizaram da relevância de uma palestra no currículo entendem que cada uma delas é imprescindível para sua área e deve ser escolhida a dedo. Os eventos podem ser organizados em um único dia e até mesmo em diversos meses. Então, cabe a cada pessoa entender sua necessidade de participação e verificar detalhadamente cada dado para a efetiva participação.

Ademais, se faz fundamental observar se a palestra oferece certificação, pois sem o documento você não terá como provar e validar a terceiros a sua participação efetiva, e pior, não poderá sequer citar isso em seu Currículo Acadêmico. Também é fundamental entender que não vale muito a pena colocar em suas redes a participação em palestras que sequer fazem parte de sua área de atuação, pois algumas pessoas podem entender que você foi a estas palestras e não sabe o que está fazendo da vida já que participa de eventos que sequer lhe ajudarão a aprofundar seus conhecimentos e provar seu interesse em manter-se atualizado nos temas do seu campo cientifico.

Para retomar nossos tópicos aqui trabalhos, irei citar os passos para que você possa aproveitar dessas ocasiões e garantir contribuições para sua carreira. O primeiro passo é selecionar as palestras de seu interesse e campo de atuação. Em segundo lugar, você deverá verificar cada detalhe sobre o mesmo e checar a possibilidade de emissão de certificado; ademais, cabe ligar no espaço e perguntar se é preciso inscrição prévia ou somente no dia, pois em muitas palestras as inscrições são feitas no dia da mesma. A comunicação é um passo fundamental para garantir todas as etapas, sem ela você pode incorrer ao erro de ir para uma palestra e não conhecer o tema, participar sem saber a sala e até mesmo ir para uma palestra onde o público é totalmente diferente daquilo que você esperava. Por fim, espero que todas as dicas tenham sido bem absorvidas e que sua carreira seja duradora e repleta de valiosos conhecimentos científicos.