Sistema PetroLimpa

Você foi contratado por uma grande empresa petrolífera para projetar um sistema de combate à corrupção interna.

O sistema deve executar de forma distribuída nos 5 escritórios da empresa espalhados pelo país, coletando dados dos 1.000 postos de gasolina, 20 plataformas de petróleo, 30 centros de distribuição de combustível e 10 refinarias. Não há um único ponto de centralização do sistema, os 5 escritórios são independentes.

O sistema utilizará uma motor de inferência (utilizando técnicas de mineração de dados e IA para localizar suspeitas de fraudes que serão postadas publicamente, diariamente no web site da empresa).

Cada compra da empresa (que acontecem a uma taxa de milhares por dia, espalhadas pelo país) pode ser com licitação ou dispensa de licitação. Além disso, cada compra pode ser de serviços, de equipamentos permanentes ou de insumos. Finalmente, cada compra pode ser via importação ou no mercado interno. Para cada tipo diferente de compra, os algoritmos de detecção de fraudes são diferentes, i.e., personalizados para cada caso. Além disso, há algoritmos próprios para detectar fraudes analisando-se a totalização dos gastos de cada unidade (posto, plataforma, centro de distribuição ou refinaria.

Cada compra deve ser analisada por exatamente 3 escritórios diferentes.