Apresentação do Projeto Plataforma Cidades Inteligentes

21 de Junho de 2016, por Maciel Calebe Vidal - 1Um comentário

Olá pessoal.

Após toda a dedicação das equipes do projeto Plataforma Cidades inteligentes (PCI), chegou a hora de exibirmos os resultados! Assim, no dia 30/06 (quinta-feira, no horário normal de aula) faremos as apresentações finais do projeo PCI. Cada grupo terá 10 minutos para apresentar e até 2 minutos para responder perguntas. Seria interessante também incluir demonstrações do sistema (mais detalhes adiante).

Não é obrigatória a presença de todos os membros da equipe, mas seria bom que as apresentações fossem feitas por pelo menos 1 dupla de cada time.

Preparem slides para serem utilizados na apresentação e envie um arquivo PDF na atividade Slides PCI (observe o prazo).

Para que as apresentações decorram com maior fluidez, contamos com a colaboração de vocês para tentar evitar a troca de notebooks entre apresentações. Ou seja, iremos baixar os slides de todos os grupos em uma única máquina e trocá-los conforme cada grupo for apresentar. As demonstrações do funcionamento do aplicativo poderão ser apresentadas:

  1. com screenshots direto no PDF
  2. ao vivo, caso seu serviço esteja disponível online (ex: Heroku ou alguma máquina virtual na nuvem), mas previna problemas como a queda da rede e mantenha os screenshots como opção backup!
  3. ao vivo com troca de máquina. Neste caso, toda a apresentação será feita em um notebook de algum membro da equipe.

A "2" seria nossa opção preferida. Em último caso, se não conseguir disponibilizar sua aplicação online e fizer questão de apresentar a aplicação ao vivo, escolha a opção "c)".

As apresentações devem ser otimizadas para durarem no máximo 10 minutos (tempo total, incluindo demonstrações). Aos que escolherem a opção "3" para as demonstrações, vocês terão no máximo dois minutos para trocar de máquina, ou seja, busquem deixar tudo preparado, com os serviços inicializados e páginas já abertas.

Estamos a disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Boa apresentação aos times!



Informações adicionais sobre padrões de projeto em Ruby

3 de Junho de 2016, por Fabio Kon

O autor do livro Design Patterns in Ruby que usamos na última parte da disciplina fez um site com algumas informações adicionais interessantes:

 



Padrões de Projeto em Ruby da Caelum

3 de Junho de 2016, por Fabio Kon

A Caelum, empresa fundada por dois ex-BCCs, oferece cursos muito bons e tem uma apostila sobre Ruby com um apêndice sobre Padrões de Projeto em Ruby; legal dar uma olhada:

 

https://www.caelum.com.br/apostila-ruby-on-rails/apendice-design-patterns-em-ruby/#18-1-singleton



Livros na biblioteca

17 de Maio de 2016, por Fabio Kon

Não deixem de visitar, olhar e pegar emprestado livros da nossa biblioteca nas seguintes estantes:

754.4 POO

754.5 Padrões de Projeto de Software

754.6 Arquitetura de Software

762.10 Smalltalk

752.5 Métodos Ágeis

 

[]s,

Fabio.



Projeto Plataforma para Cidades Inteligentes (PCI)

14 de Abril de 2016, por Fabio Kon

Olá pessoal.

Conforme discutido durante a aula de hoje (14/04), a próxima etapa do Projeto Plataforma Cidades Inteligentes (PCI) envolverá a definição dos grupos e temas.

Conversem rapidamente com os colegas e definam um grupo de cinco elementos o quanto antes. Em seguida, escolham dois temas para o projeto (a 1a e a 2a opção do grupo) e discutam, para cada um dos temas, quais funcionalidades gostariam de disponibilizar para o cliente. Para cada um dos temas, escreva um resumo de aproximadamente 5 linhas do que o seu grupo implementaria.

Tendo essas informações reunidas, utilizem o formulário Grupos do projeto PCI para fazer a entrega até o dia 19/abril (terça-feira) às 21:00.

Em seguida, defina (1) uma lista de funcionalidades que seu software irá prover e (2) uma lista de funcionalidades que seu software irá necessitar. Grosso modo essas duas listas definirão as interfaces (APIs) que serão oferecidas e exigidas pelo seu software. Se o software é uma aplicação para o usuário final, a interface oferecida talvez não seja uma API mas sim uma interface Web para o usuário final.

Essas listas de funcionalidades oferecidas ou requeridas podem ser descritas na forma de Classes Ruby ou recurso REST com explicações associadas. No caso de interfaces Web, um esboço inicial (pode ser um desenho em papel fotografado com seu celular com boa qualidade) é importante.

Nosso monitor Maciel irá criar páginas para cada um dos grupos no dia 20/4 pela manhã e a página de cada grupo terá que ser preenchida por cada grupo com as listas de funcionalidades oferecidas e requeridas até o dia 22/04 (sexta-feira) até às 21:00.

Atenção! Fica marcado para o dia 26/04 das 12h00 às 13h00 a primeira Reunião dos Líderes dos grupos.
Local da reunião: sala de aula.
Deverão participar: os líderes de cada equipe, os chefes das áreas, professor, monitores.

Como a primeira Reunião dos Líderes já está marcada, escolham um líder que tenha disponibilidade de horário para comparecer a esta reunião.

Bom trabalho!

Fabio, Maciel e Cadu