O livro O ensino de Sociologia e os dez anos dos Institutos Federais (2008-2018) faz parte da Coleção Avaliação de Políticas Públicas: Inovações da Rede Federal de Educação Profissional, lançada em 2019 em comemoração aos dez anos de uma das políticas públicas de educação profissional mais inovadoras da história da educação brasileira.

O ano de 2008 foi, no Brasil, um marco na história da educação profissional e das Ciências Sociais no currículo da educação básica. Naquele ano, reestabeleceu-se a obrigatoriedade do ensino de Sociologia em todo o país e foram criados os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Como afirma Amurabi Oliveira na apresentação deste volume, "o advento dos IFs e o retorno da Sociologia ao currículo escolar foi ao mesmo tempo uma oportunidade única para as Ciências Sociais brasileiras, e um desafio no âmbito da formação de professores e no desenvolvimento de práticas pedagógicas". Este volume vem a público justamente para celebrar os dez anos dessas inovações na educação e para abrir um espaço de necessárias reflexões sobre elas.

São seis artigos sobre a temática do ensino das Ciências Sociais no contexto da educação profissional, de autoria de pesquisadoras(es) e/ou professoras(es) da área. O volume foi organizado pelos professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Roberta dos Reis Neuhold, doutora em Educação e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), e Márcio Pozzer, bacharel em Gestão de Políticas Públicas (USP) e doutor em Integração da América Latina (USP). O prefácio é assinado por Amurabi Oliveira, doutor em Sociologia (UFPe) e professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Os livros impressos são gratuitos e informações sobre sua aquisição podem ser obtidas na página eletrônica do Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

A seguir, a lista de autoras(es) e capítulos:

-- Márcio R. O. Pozzer, bacharel em Gestão de Políticas Públicas (USP), mestre e doutor em Integração da América Latina (USP), docente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), apresenta a coleção com o texto "A importância da avaliação de políticas públicas".

-- Amurabi Oliveira, doutor em Sociologia (UFPe) e professor da Universidade Federal de Santa Catarina. apresenta o volume com o texto "O ensino de Sociologia na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica".

-- Roberta dos Reis Neuhold, doutora em Educação e mestre em Sociologia (USP), professora de Sociologia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, assina os capítulos "O currículo como território em disputa: uma história da Sociologia na educação básica brasileira" e "Dez anos de autonomia científica da Sociologia no ensino médio (2008-2018): diálogos com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica".

-- Rodrigo Foresta Wolfenbüttel, doutor em Sociologia (UFRGS), é autor do capítulo "O papel das Ciências Sociais na formação profissional, crítica e reflexiva na sociedade do conhecimento”.

-- Cristiano das Neves Bodart, doutor em Sociologia (USP) e docente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e Caio dos Santos Tavares, graduando em Ciências Sociais (Ufal), respondem pela autoria de “O ensino de Sociologia nos Institutos Federais: um balanço da produção acadêmica”.

-- Elisângela da Silva Santos, doutora em Ciências Sociais (Unesp) e docente da Universidade Federal de Goiás, e Gustavo Louis Henrique Pinto, doutor em Ciência Política (Ufscar) e professor do Instituto Federal de Goiás, assinam o capítulo “Apontamentos sobre a Sociologia no ensino médio técnico integrado e o pensamento social brasileiro”.

-- Lígia Wilhelms Eras, doutora em Sociologia (UFPR) e docente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Guilherme Soffiatti, doutor em Geografia (Unesp) e docente do IFSC, e Lindberg Nascimento Júnior, estudante do ensino médio do IFSC, fazem uma análise de “O Laboratório de Estudos sobre Preconceito e o ensino de Sociologia: formação para práticas inclusivas por meio do Instituto Federal de Santa Catarina”.

O sumário do livro está disponível aqui!