O que fazem com os textos

9 de Dezembro de 2007, por Desconhecido - 1414 comentários

Me formei há quase um ano e vivo me perguntando o que fazer com meus textos da faculdade. Ocupam bastante espaço nas prateleiras e quase nunca os acesso, mas gosto de ter para consultar às vezes.

O que vocês fazem (ou fariam) com os seus?

Experiência com projetos integrados

29 de Novembro de 2007, por Desconhecido - 1Um comentário

Todos os anos, os alunos realizam um trabalho integrado, Os sentidos da rua, que envolve as disciplinas Sociologia, Antropologia, Língua Portuguesa, Jornalismo Básico e Fotojornalismo.

Fazer uso da base das tecnologias intelectuais que é o hipertexto. As informações teriam de ser públicas e integradas por tags (tema, lugar, período, textos acadêmicos etc.)e multimídia. Uma das formas de articulação da localização dos trabalhos sobre a rua poderia ser feita pelo googlemaps.

Assim, os alunos conheceriam as produções feitas em anos anteriores e poderiam explorar novos ângulos e conhecimentos sobre um mesmo local ou tema.

A página Wiki poderia ser usada para a definição do projeto de modo coletivo.

Lentamente, pretendo levantar algumas dessas experiências na net e, se possível, contar com a colaboração dos interessados no tema.

Questão conceitual: existiria um conceito de Projeto Híbrido?  Qual é exatamente a diferença entre interdicisplinar, transdisciplinar, multidisciplinar? Existiriam projetos indisciplinares ou adisciplinares?

Sociolog(w)iki: Esboço de programa de Sociologia Geral e da Comunicação com TiddlyWiki

23 de Novembro de 2007, por Desconhecido - 55 comentários

Olá!

Dou início ao Fórum com a apresentação de um possível uso do TiddlyWiki para aulas de Sociologia Geral e da Comunicação. Trata-se de uma espécie de wiki de bolso, que pode ser salvo no pen-drive.

Com ele, torna-se possível a organização de micro-conteúdos de referências cruzadas pelas mais variadas formas. A principal são os tags. Mas elas podem ser organizadas a partir do próprio programa da disciplina (como tentei fazer no arquivo em anexo).

"O que é o TiddlyWiki? É um wiki pessoal escrito em HTML + Javascript + CSS, sendo um único arquivo, e só precisa de um browser (funciona no IE e no Firefox). Ele se auto-alimenta conforme você vai editando. E legal que dá para salvar em uma pen drive e levar p/ qualquer lugar"

http://adamatti.blogspot.com/2007/05/tiddlywiki.html (Blog do Marcelo Adamatti)

O modo de edição é feito pelos tiddlers (espécie de "ordenadores de conteúdo"). Pode ser feito, também, pelo new journal (ordenação por datas). Cada tiddler ou new journal podem sofrer nova indexação por tags (etiquetas, conceitos ou palavras-chave de conexão com outros conceitos e palavras afins).

Inclui uma nuvem de tags. Quanto mais entradas tem uma tag, mais ela vai se destacando na nuvem.

Trata-se de um esboço que fiz muito rápido.

Esse trabalho demanda uma participação coletiva e pode ser muito útil para cruzar referências em disciplinas de Sociologia, Antropologia, Ciência Política, História, Teoria da Comunicação etc.

ATENÇÃO: É preciso habilitar o Java Script. Por isso, é bom ter um anti-vírus e um firewall (recomendação um pouco óbvia nos dias de hoje).

SEGUE O ARQUIVO :

{{file:2036}}

Para conseguir modelos "vazios", apenas com os plugins: