Neste site encontram-se informações e materiais complementares do livro São Paulo Restaurada: administração, economia e sociedade numa capitania colonial (1765-1802), escrito por Pablo Oller Mont Serrath e publicado pela Alameda Casa Editorial. O livro pode ser adquirido no site da Amazon.

 

Na aba “Mapas” há duas representações cartográficas de São Paulo elaboradas por Mont Serrath; respectivamente, de 1765 e de 1802. A comparação entre uma e outra permite notar a grande quantidade de vilas fundadas a partir da restauração da autonomia administrativa da capitania.

 

Na aba “Engenhos” há um link para arquivo PDF com o Resumo Geral dos Engenhos das vilas de serra-acima da capitania de São Paulo (1793-1799).

 

Na aba “Apêndices” há links para dois arquivos PDF: Apêndice 1 - Movimento transatlântico de embarcações no porto de Santos (c.1774-c.1802); e Apêndice 2 - Cálculo aproximado do preço do açúcar no porto de Santos (1790-1801).

 

Na aba “Fontes” há listagem detalhada das fontes consultadas para a elaboração do livro.

 

A consulta e o uso das imagens e dos dados aqui disponibilizados ficam dependentes da aceitação das seguintes condições:

 

Este trabalho é somente para atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.