Flisol São Carlos 2013

21 de Abril de 2013, por Darlan Jambersi - 0sem comentários ainda



Evento no ICMC: TempOS: faça seu próprio sistema operacional à mão, e do zero!

18 de Abril de 2013, por Wilson Kazuo Mizutani
Será realizada no próximo dia 23 de abril, às 10 horas, a palestra  TempOS: faça seu próprio sistema operacional à mão, e do zero! no auditório Prof. Luiz Antonio Fávaro do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). A palestra será ministrada pelo aluno de doutorado de Ciências de Computação do ICMC e integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), Renê de Souza Pinto.

O evento é gratuito, não necessita inscrição prévia e será transmitido pela IPTV USP pelo link www.iptv.usp.br.

Resumo:

Por que mais um SO livre? Porque TempOS é diferente. SOs são normalmente projetados para oferecerem desempenho, confiabilidade e flexibilidade. Entre um código-fonte fácil de entender e um código-fonte otimizado, o segundo é preferido. TempOS foi projetado para ser fácil de ser entendido. Mais que isso, diferentemente de outros SOs didáticos, TempOS não é apenas um programa para ser apreciado: é uma plataforma de ensino e treinamento em desenvolvimento de sistemas operacionais que ensina você a fazer seu próprio SO à mão e do zero!

Sobre o Palestrante:

Renê de Souza Pinto é Doutorando em Ciências de Computação no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), onde se formou também Mestre e Engenheiro de Computação. Atualmente leciona Computação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é desenvolvedor e mantenedor de projetos de Software Livre e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC).



Evento: De Iteradores a Geradores: Evolução de um Pattern em Python (palestra)

17 de Abril de 2013, por Wilson Kazuo Mizutani

Luciano Ramalho, um dos fundadores da Associação Python Brasil e do Garoa Hacker Clube, apresentará "De Iteradores a Geradores: Evolução de um Pattern em Python" na Segunda Semana de Software Livre, no dia 23/04, terça-feira, às 14h no Auditório Jacy Monteiro do bloco B do IME-USP.

Resumo:

O padrão de projeto Iterador é um dos mais úteis, e tem sido
incorporado cada vez mais na própria sintaxe de linguagens de
programação como Python, Ruby e JavaScript. O núcleo dessa palestra é
a refatoração de um iterador clássico (como implementado no livro GoF)
para implementações mais simples utilizando geradores em Python.

Sobre o palestrante:

Luciano Ramalho é sócio e professor nas Oficinas Turing.com.br. Foi
diretor técnico do Brasil Online, portal da Abril S/A lançado em 1996.
Liderou times de desenvolvimento para os portais IDG Now, BOL, UOL,
AOL Brasil e outros, usando Python desde 1998. Como instrutor, atendeu
clientes como Citibank, CPqD, Serpro, Promon, Presidência da
República, Globo.com e Itaú. Já apresentou palestras na PyCon USA,
O'Reilly Open Source Convention e em muitas edições do FISL. É
sócio-fundador do Garoa Hacker Clube, o primeiro hackerspace do
Brasil.



Evento no ICMC: Campeonato de Cubo Mágico no ICMC

16 de Abril de 2013, por Wilson Kazuo Mizutani

Estão abertas as inscrições para o primeiro Campeonato de Cubos Mágicos de São Carlos que será realizado no dia 27 de abril, das 9 às 20 horas. A competição ocorrerá no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (bloco 6) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 24 de abril nas seguintes modalidades: cubo 2x2x2; cubo 3x3x3; cubo 4x4x4; cubo 3x3x3 com uma mão; cubo 3x3x3 com os pés; cubo 3x3x3 com os olhos vendados e Pyraminx.

Na categoria 3x3 é possível efetuar inscrição até 30 minutos antes da partida. O campeonato é aberto ao público e destinado para todas as idades. Os participantes receberão certificados e os três primeiros lugares serão premiados.

Durante os intervalos, das partidas, ocorrerão oficinas para iniciantes e demonstrações de resolução de cubo mágico. A competição terá a participação de representantes da delegação brasileira da World Cube Association (WCA), associação responsável pelos campeonatos realizados e os resultados integrarão os rankings mundiais.

O evento é realizado pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), do ICMC e o projeto EESC ComVida da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), ambos da USP em São Carlos.

Inscrições.

Veja a programação completa aqui.



Evento: Workshop USPGameDev

16 de Abril de 2013, por Wilson Kazuo Mizutani
O USPGameDev, grupo de pesquisa e desenvolvimentos de Games da USP, ministrará um Workshop de desenvolvimento de Games com Software Livre na Segunda Semana de Software Livre, no dia 26/04, sexta-feira, às 16h na sala C1-10 do Biênio da Escola Politécnica da USP.

Resumo:

O objetivo do Workshop será desenvolver em equipes pequenas jogos simples e rápidos usando Software Livre. No caso, será usada a framework livre LÖVE (com a linguagem Lua), que tem suporte apenas a jogos 2D mas em compensação é muito fácil de usar. A Equipe USPGameDev orientará os participantes e fornecerá todo o ferramental necessário. Não é absolutamente necessário saber programar, mas é altamente recomendado.

Sobre a equipe:

O USPGameDev é um grupo de pesquisa e desenvolvimento de Games da USP fundado no final de 2009, feito e gerido por alunos e conta com o apoio do IME, da Poli-Biênio e de professores. Mas além de desenvolver games o grupo também oferece cursos, palestras e participa de eventos.



Evento: Software Livre no Desenvolvimento de Games (Palestra)

16 de Abril de 2013, por Wilson Kazuo Mizutani
Wilson Mizutani, aluno do último ano de Ciência da Computação no IME-USP, embaixador do CCSL e membro do USPGameDev desde sua fundação, apresentará "Software Livre no Desenvolvimento de Games" na Segunda Semana de Software Livre, no dia 26/04, sexta-feira, às 14h no Auditório Jacy Monteiro do bloco B do IME-USP.

Resumo:

O objetivo da palestra é mostrar as diversas alternativas que existem para se desenvolver Games com Software Livre, além de mostrar exemplos tanto de jogos bem-sucedidos no mercado quanto de jogos indies que usam Software Livre. Também exploramos o caso do USPGameDev, que  usa e só produz Software Livre.

Sobre o palestrante:

Wilson Kazuo Mizutani é aluno do último ano do Bacharelado em Ciência da Computação no Instituto de Matemática e Estatística da USP. É embaixador do CCSL na graduação desde 2012 e participa no USPGameDev desde sua fundação no final de 2009. Suas atividades no USPGameDev variam de desenvolvimento e arte em Games até cursos e palestras para a comunidade USP. É também um dos organizadores da II Semana de Software Livre USP.



Evento: Software Livre na Administração Pública (Palestra)

16 de Abril de 2013, por Wilson Kazuo Mizutani
Eduardo Ariente, advogado, Mestre e Doutorando em Direito, e professor há 10 anos, apresentará "Software Livre na Administração Pública" na Segunda Semana de Software Livre, no dia 25/04, quinta-feira, às 14h no Auditório Jacy Monteiro do bloco B do IME-USP.

Resumo:

Serão abordados aspectos da utilização do Software Livre na Administração Pública sob o ponto de vista do direito e do desenvolvimento nacional. 

Sobre o Palestrante:

Eduardo Altomare Ariente, advogado em São Paulo, Mestre e Doutorando em Direito pela USP. Possui 10 anos em docência para os cursos de Direito, Jornalismo e Ciencias da Computação. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre as relações entre Propriedade Intelectual, Direitos Humanos e Desenvolvimento. 



Evento: Software Livre como ecossistema (Palestra)

14 de Abril de 2013, por Wilson Kazuo Mizutani
Alexandre Abdo, cientista molecular, doutor em Física e contribuinte há mais de dez anos em projetos de software livre, apresentará "Software Livre como Ecossitema" na Segunda Semana de Software Livre, no dia 23/04, terça-feira, às 15h no Auditório Jacy Monteiro do bloco B do IME-USP.

Resumo:

Traçando um paralelo entre a história da ciência, a teoria da
evolução da vida e o desenvolvimento do software livre, discutiremos em
que se baseiam alguns dos pressupostos deste último, como as licenças
livres, a disponibilização do código fonte, o controle de versão e as
comunidades ético-meritocráticas. Também discutiremos os porquês deste
ecossistema de software livre tornar-se tão necessário quanto o acesso
universal à ciência para a condução de uma sociedade democrática e uma
economia de mercado justa.

Sobre o palestrante:

Alexandre Abdo é cientista molecular, doutor em física e há mais de
uma década contribui com projetos de software livre. Atualmente coordena
uma pesquisa na Faculdade de Medicina da USP sobre o uso de softwares
livres para colaboração entre a população e o sistema público de saúde.



Dvulgada a programação da II SSL

11 de Abril de 2013, por Wilson Kazuo Mizutani

Já é possível ver a programação da Semana de Software Livre no link Programação. As demais informações serão publicadas até a semana que vem.



Aberto o Período de Propostas para eventos durante a II SSL-USP

10 de Março de 2013, por Roberto Leite de Moraes Rodrigues

Está aberto o período de propostas de palestras, workshops, debates, mini-cursos, hack days e outros formatos que vocês acharem mais interssantes para II SSL-USP.

Os eventos acontecerão no período da tarde das 13:00 as 19:00 de 22 a 26 de abril, nas seguintes unidades: IME e EACH em São Paulo e ICMC em São Carlos. As palestras e debatres serão transmitidas pelo IPtv da USP para as outras duas unidades participantes do evento. Vamos tentar a medida do possível não ter palestras co-comitantes

Teremos dias temáticos sobre os seguintes tópicos: introdutório, dados abertos, aspectos legais e empreendedorismo, desenvolvimento, games.

Caso você tenha algo que gostaria de apresentar durante o evento entre em contato com Roberto pelo e-mail: roberto.rodrigues@usp.br ou preencha nosso formulário de sugestões.



Definida a data do SSL 2013

22 de Janeiro de 2013, por admin_user

Em 2013, seguindo a ideia de casar com a semana do FLISOL, a Semana de Software Livre da USP ocorrerá entre os dias 22 e 27 de abril.