Windows Mail: Socorro!! (Vista)

6 de Setembro de 2008, por Desconhecido - 1616 comentários

Pois é. Meu pai pedia pra mim há algum tempo instalar o Windows Vista no computador dele. Finalmente, atendi seu pedido e instalei. Mas... parece que o Windows Vista traz consigo um novo gerenciador de e-mails: o Windows Mail. Particularmente, eu gostei muito (e o estou usando atualmente).

Mas ele também traz consigo um problema: como importar as mensagens do antigo Outlook? Eu fui buscar ajuda em sites diversos, nos quais só encontrei complicação. Aqui vai um jeito bem interessante e simples, não me tirou nem um minuto.

Primeiramente, busque todos os arquivos .dbx do antigo cliente (Outlook), os quais geralmente se chamam, nas versões brasileiras, Caixa de Entrada.dbx e etc. Salve-os em uma pasta qualquer, mas que esteja dentro dos domínios do usuário, por exemplo, Backup dentro da pasta Documentos. Feito issto, verifique se algum deles está configurado como Somente Leitura (selecione-os e, clicando com o botão direito, vá em Propriedades). Se estiver, tire esta propriedade.

 Vá então para o Windows Mail. Em Arquivo, selecione Importar | Mensagens. Selecione então Microsoft Outlook 6 ou algo assim. Informe que você deseja obter mensagens de uma pasta (folder). Selecione Procurar e selecione a pasta (no exemplo, seria Documentos/Backup). Feito isso, clique em Selecionar pasta. Pronto, uma nova pasta será criada em seu Windows Mail, chamada Pastas Importadas. Basta agora passá-las para as pastas que você utiliza. Funcionou em diversos computador com configurações diversas, mas qualquer problema, entre em contato.

Importante: Assegure-se de carregar em conjunto com aqueles arquivos dbx um chamado folders.dbx.  Este arquivo contém informações sobre as suas pastas.

Sobre o Windows Vista, sinceramente, não tenho reclamações. Observação: o computador do meu pai só tem 1Gb de Ram e está rodando muito bem o Vista. Imagino que graças, em partes, à GeForce que ele possui. Jealous!

 

PS - Como estou passando estes posts do spaces.live, eu ainda não tenho os screenshots. Mais tarde as disponibilizarei.



Efeitos 3D com Intel GMA x3100 no Ubuntu 7.10 (Acer Aspire)

6 de Setembro de 2008, por Desconhecido - 0sem comentários aindaEu nunca tive muitos contatos com placas aceleradoras de vídeo, mas tive recentemente contato com a placa integrada da Intel, GMA x3100. Pude ver que diversos usuários têm dificuldades ao habilitar os efeitos de Desktop 3D (como cubo, janelas instáveis, etc.)  no Ubuntu 7.10 quando estão com esta placa. Pois aqui está um breve tutorial de como consegui habilitar estas frescuras (ah, são legais!).

Instalado o ubuntu, vá ao Synaptics (caso prefire, utilize a linha de comando) e baixe os pacotes  xserver-xorg-video-intel, compiz-core,  compizconfig-settings-manager gnome-compiz-manager. Uma vantagem da versão 7.10 com respeito às anteriores é que o repositório já apresenta os drivers da Intel na versão 2.0.  Os pacotes baixados fazem parte do Compiz-Fusion, que substitui o Beryl no Ubuntu (não conheço muito sobre o assunto, se alguém puder comentar isto eu agradeceria).

Agora vem o negócio. Apoó conversas com um colega (Kim, que originou um tópico em uma comunidade que e chamou a atenção para este problema) e ler a documentação da Compiz-Fusion, eu verifiquei que o que faltaria ser instalado seria o XGL ou AIXGL. Segundo a documentação, o XGL habilitaria mais efeitos, e por isso fui ao synaptics e puxei o pacote xserver-xgl.

Por fim, houve casos em que o Ubuntu configurou como drivers de video alguns "VSA Generic". Para verificar, vá em Administração -> Telas e Gráficos. Na aba drivers (ou gráficos), verifique se o driver selecionado é "Intel - Experimental (...)". Se estiver, saia. Se não, reconfigure-o. Tendo feito isto, está tudo pronto.

Na opção Aparência, em Preferências, vá na aba Efeitos. Basta selecionar sua opção. Aqui, todos os efeitos foram executados sem problemas e sem trava (com exceção do "reflexo", que não testei ainda direito).

É isso. Espero ter ajudado. Postarei em alguns dias como configurar corretamente os drivers de som. Isto tudo foi testado e aprovado em modelos Acer Apire (4720).