Experimentei fazer um teste sobre o possível impacto e influência que posso ter ao participar do projeto Adote um Vereador aqui no Stoa e na Wikia. Pude verificar que é impressionante, considerando-se que iniciei o trabalho neste projeto há apenas 10 dias (12/01/09).

Desconectei-me da minha conta Google pra ter certeza de não influenciar os resultados e escrevi: "roberto tripoli" ou apenas "tripoli", em dois diferentes testes (há também o deputado estadual, irmão do vereador; além da capital da Líbia). Em ambos, este meu blog no Stoa sobre Tripoli do projeto Adote um Vereador já aparece na 1a página. 

A página Wikia sobre o vereador Tripoli aparece somente quando se inclui "roberto" na busca. Neste caso, a ordem no Google é: (1) site pessoal dele, em 2 referências; (2) site "De Olho na Câmara", (3) site da Câmara dos Vereadores, e em seguida (4) já aparecem duas referências ao meu blog no Stoa - Adote um Vereador - Roberto Tripoli. A referência seguinte (5) é uma notícia da Folha Online e então (6) já aparece a página Wikia sobre Tripoli. 

É claro que estar no stoa.usp.br ajuda demais, além do reconhecimento pelo jornalista da CBN Milton Jung, quem deu mesmo a idéia, favoritando o blog. Então é lembrar da lição Homem-Aranha (que o novo presidente estadunidense também parece apreciar): "Grandes poderes trazem grande responsabilidade." Espero poder contar sempre com a avaliação dos leitores se estou cumprindo meu papel como "jornalista voluntário" imparcial e cidadão responsável, num processo de fiscalização em cadeia.

Espero que isto estimule outros "ouvintes-internautas" (apesar de faz tempo eu não ouvir rádio), como se refere Milton Jung, a também adotarem seus vereadores, ou os que já escolheram, a mandar ver.